Nesta quarta-feira (19), os gestores das escolas municipais de Porto Seguro divulgaram uma carta de repúdio contra a empresa Edutec, responsável pelas matrículas nos colégios.
A nota demonstra a indignação do grupo com a carta aberta emitida pela Edutec, onde a empresa relata problemas na implantação de um novo sistema virtual para a realização das matrículas.
O que alega a Edutec
Na carta da Edutec, a empresa alega que tentou estabelecer em Porto Seguro sua ferramenta que coleta dados de forma online, a partir de um banco de dados inicial, e realiza as matrículas e rematrículas automaticamente.
Entretanto, conforme a nota, houveram empecilhos na obtenção dos dados, pois “o censo estava fechado e foi impossível fazer o cadastramento de
todos os alunos, professores, diretores e etapas letivas de forma correta.”
A empresa afirma que tentou de diversas maneiras atualizar o banco de dados, pedindo aos gestores que os ajudassem. A Edutec acusa os gestores de terem recusado a ajuda.
Depois, a empresa alega que liberou o acesso à plataforma “para que alunos e professores pudessem confirmar o cadastro e os dados”. Mas a Edutec diz que também não teve êxito nisso “pois alguns gestores não passaram a informação para sua comunidade escolar”.
Por fim, a nota diz que foram colocados “11 profissionais da Edutec que desde dezembro estão visitando os polos e as escolas para obter dados consistentes, tirar dúvidas, trabalhar com os pais, com os diretores e também com o pessoal administrativo”.
Entretanto, a empresa afirma que ainda assim não conseguiu a ajuda necessária para que os dados fossem colocados corretamente no sistema. “Alguns mediadores nem sequer são recebidos, ou, marcam horários e o administrativo não aparece, ou alguns gestores se negam a atendê-los”, diz a carta aberta.
Assim, a Edutec diz que, por conta de tal situação, ficou sem os dados de alunos rematriculados de muitas escolas e por isso está realizando as matrículas por meio de formulários.
Repúdio contra a Edutec
A carta dos gestores das escolas municipais de Porto Seguro repudia a Edutec, por conta de suas acusações contra o grupo.
Na nota, são apresentados diversos argumentos contra a carta da empresa. Os pontos apresentados incluem:
- “Fomos informados a princípio que não teríamos que nos preocupar com as rematrículas/matrículas”;
- “Todas as solicitações foram atendidas e a todo momento ouvimos as queixas direcionando exclusivamente as escolas, caso tenha ocorrido de forma isolada a recusa na contribuição dos trabalhos que sejam esses citados e não generalizados”;
- “No caso da plataforma, se a mesma não se encontra em condições de atender as demandas alegando-se a não colaboração das mesmas, que as referidas escolas respondam por seus atos e que a empresa responsável, libere os serviços para as escolas que ATENDERAM as solicitações, sendo bloqueadas as escolas ao qual a empresa alega falta de colaboração”;
- “Todos os dados do censo não representam problemas para o nosso município”;
- “A incapacidade da empresa em cumprir com o serviço ao qual foi contratada, prova disso é o caos no qual se transformou o processo de rematrícula diante da inexistência de planejamento”.
Além da defesa contra as acusações da Edutec, o grupo também solicita que haja “uma
reparação em relação as informações dispensadas as responsabilidades que foram direcionadas à nós gestores. Bem como a admissão da sua falta de condições nesse momento de gerir um serviço da grandiosidade para a qual foi contratada.”
A representante do segmento dos gestores escolares, Mércia Passos dos Santos, disse na nota que também vai solicitar a “relação dos gestores que se negaram a prestar as informações necessárias ao bom desenvolvimento e implantação da plataforma, para que possamos mediante o CME solicitar esclarecimentos sobre tal recusa.”
Por fim, ela também informa que, “enquanto presidente do Conselho CACS FUNDEB, estarei levando ao conhecimento e análise do referido conselho o processo de contratação dos serviços da referida empresa para análise das suas propostas e fidelidade do cumprimento do mesmo.”
Confira as duas cartas, na íntegra, abaixo:
Carta de repúdio:
CARTA DE REPÚDIO
Aos 19 dias do mês de Janeiro de 2022, os gestores das escolas municipais de Porto Seguro, aqui representados,
por minha pessoa que fui eleita pelo segmento como sua representante, vem a público externar sua indignação no
que diz respeito a carta aberta a nós apresentada.
• Considerando a explícita responsabilidade dispensada aos gestores quanto a não efetivação dos serviços
contratados pelo município;
• Considerando que os gestores a todo o tempo vêm realizando sugestões no que tange a adequação da
plataforma as demandas existentes no município;
• Considerando que acreditamos numa gestão participativa e presamos pela organização dos trabalhos nas
unidades escolares;
• Considerando que não tivemos antecipadamente a apresentação da plataforma com suas devidas funções
e estando aberta as sugestões que teríamos;
• Considerando que fomos informados/as a princípio que não teríamos que nos preocupar com as
rematrículas/matrículas;
• Considerando que todas as solicitações foram atendidas e a todo momento ouvimos as queixas
direcionando exclusivamente as escolas, caso tenha ocorrido de forma isolada a recusa na contribuição dos
trabalhos que sejam esses citados e não generalizados/as;
• Considerando que no caso da plataforma, se a mesma não se encontra em condições de atender as
demandas alegando-se a não colaboração das mesmas, que as referidas escolas respondam por seus atos
e que a empresa responsável, libere os serviços para as escolas que ATENDERAM as solicitações, sendo
bloqueadas as escolas ao qual a empresa alega falta de colaboração;
• Considerando que as falhas, foram vistas por nós como falhas de principiantes, uma vez que se trata de
informações e ações básicas num processo de matrícula. Citamos a exemplo: não organizou as turmas a
princípio, não registra os documentos básicos exigidos na portaria de matricula do município, não define o
turno onde foi feito o registro da matricula, …
• Considerando a alegação de inconsistências e até então as referidas inconsistências não nos foram
apresentadas;
• Considerando que todos os dados do censo não representam problemas para o nosso município;
• Considerando a nítida falta de organização por parte da empresa no que tange ao envio de simples
informações e documentos apresentados;
• Considerando a incapacidade da empresa em cumprir com o serviço ao qual foi contratada, prova disso é
o caos no qual se transformou o processo de rematrícula diante da inexistência de planejamento;
Apresentamos o nosso repúdio a carta aberta emitida pela empresa EDUTEC e em tempos solicitamos uma
reparação em relação as informações dispensadas as responsabilidades que foram direcionadas à nós gestores. Bem como a admissão da sua falta de condições nesse momento de gerir um serviço da grandiosidade para a
qual foi contratada.
Saliento também que enquanto representante do segmento dos gestores escolares, estarei solicitando a
relação dos gestores que se negaram a prestar as informações necessárias ao bom desenvolvimento e
implantação da plataforma, para que possamos mediante o CME solicitar esclarecimentos sobre tal recusa.
Informo também que enquanto presidente do Conselho CACS FUNDEB, estarei levando ao conhecimento e
análise do referido conselho o processo de contratação dos serviços da referida empresa para análise das suas
propostas e fidelidade do cumprimento do mesmo.
Mércia Passos dos Santos
Representante dos gestores municipais
Conselheira do CME
Presidente do CACS FUNDEB DO MUNICÍPIO DE PORTO SEGURO
Veja a carta aberta da Edutec:
Belo Horizonte, 18 de janeiro de 2022
Boa tarde Srs (as) Gestores(as) da Rede Municipal de Ensino da cidade de
Porto Seguro/BA.
Amanhã, dia 19 de janeiro inicializaremos a etapa 02/03 de matrículas
online para o ano de 2022, ou seja matrículas para alunos da rede que irão
mudar de escola. Essa etapa se dará através dos formulários já conhecidos
por vocês. Os pais ou responsáveis se dirigirão até a escola onde o aluno irá
cursar esse ano e havendo vagas (a secretaria deverá verificar se há
vagas), o administrativo da escola irá matricular esse aluno através do
formulário que deverá ser enviado para a Edutec através do mesmo email
onde foram encaminhados os formulários de rematrículas:
cadastros@edutecbrasil.com.br. Esses formulários devem ser preenchidos e
enviados à medida que forem ficando prontos para que a etapa 03/03 não
seja comprometida.
Nosso sistema está preparado para receber os dados dos alunos de
forma totalmente online. A partir de um banco de dados inicial, fornecido
pela secretaria de educação através do censo escolar, coletamos esses
dados de forma fácil, rápida e segura. Depois dos dados coletados, a
rematrícula, a matricula de alunos que vão mudar de escolas e a matrícula
de novos alunos é feita automaticamente pelo sistema. É uma ferramenta
bem simples e muito eficaz.
Em Porto Seguro, quando começamos a trabalhar com a coleta de
dados, o censo estava fechado e foi impossível fazer o cadastramento de
todos os alunos, professores, diretores e etapas letivas de forma correta.
Pedimos aos gestores, ainda em dezembro uma ajuda para que
pudéssemos atualizar o banco de dados, afim de corrigirmos as
inconsistências, mas foram poucos que puderam ajudar. Liberamos nossa
plataforma para que alunos e professores pudessem confirmar o cadastro e
os dados, mas também não tivemos êxito pois alguns gestores não
passaram a informação para sua comunidade escolar.
Colocamos 11 profissionais da Edutec que desde dezembro estão
visitando os polos e as escolas para obter dados consistentes, tirar dúvidas,
trabalhar com os pais, com os diretores e também com o pessoal
administrativo e ainda assim não conseguimos a ajuda necessária para que
os dados fossem colocados corretamente no sistema. Alguns mediadores
nem sequer são recebidos, ou, marcam horários e o administrativo não
aparece, ou alguns gestores se negam a atendê-los.
Hoje, dia 18 de janeiro, ainda não temos os dados de alunos
rematriculados de muitas escolas e por isso, faremos a etapa 02/03 a partir
de amanhã através dos formulários.
A Edutec tem um sistema atual e dinâmico, mas, como todo sistema, as
informações que o nutrem são de responsabilidade humana. Nenhum botão
funciona sem que alguém o aperte.
Peço a vocês, gestores, um mutirão, um esforço, um olhar diferente que
veja que esse novo sistema vem para somar, para ajudar, para dar aos
alunos, pais, professores e gestores uma comodidade ímpar, uma facilidade
a mais e um aprendizado único para um projeto arrojado de inclusão digital
de toda a comunidade de Porto Seguro.
É necessário que os dados dos alunos cheguem até nós para que
possamos continuar e fazermos a etapa 03 de um projeto tão enriquecedor.
Dra Zalina Maria Cancela Duarte
Diretora EDUTEC
Fonte: Da Redação Namidia News
Comente com Facebook