Fim do Topa Tudo? Acorda Porto Seguro!

capa-topa-tudo-363Quando um veiculo de comunicação morre leva com ele a voz e vez do povo, por mais venal que você o julgue.

É uma tendência mundial o fim do jornal impresso, mas em uma cidade onde menos de 30% da população tem acesso diário a internet, o jornal impresso ainda é a forma de denunciar, cobrar e buscar o melhor para a comunidade.

Essa semana o jornalista Miro Pautz anunciou o fim do jornal impresso Topa Tudo. Uma mídia que durante 12 anos foi a única fonte constante de informação escrita local. Miro foi muitas vezes acusado de venal, de topa tudo por dinheiro, mas uma coisa que os acusadores nunca pararam para analisar: Quando sua empresa ou instituição anunciou no jornal, ou apoiou ate mesmo para manter vivo um órgão de imprensa local¿

Acredito que todos os dias, Miro recebe dezenas de ligações de empresários, pedindo a cobrança dele junto a prefeitura dos problemas que assolam a cidade. Mas apoiar que é bom ninguém quer.

Quantas vezes Miro teve que comprar brigas que nem dele era para defender os interesses da cidade ?

Quando me predispus a criar os canais de comunicação da Namidia em Porto Seguro, sabia da dificuldade, da falta de apoio e pior, da cobrança. Quantas das vezes somos chamados de vendidos, mercenários e ate mal caráter por empresários e políticos que não apoiam nossos veículos e acham errado contratos de divulgação de material institucionais da prefeitura.

Hoje sem o apoio da prefeitura ou de um político da oposição, qualquer veiculo de comunicação do interior morre. Então cadê a CDL, Associação Comercial, ABIH ou outra entidade para levar o apoio para que o veiculo possa ter a tão sonhada “isenção política”?

A morte do Topa Tudo versão impressa, significa uma perda muito maior para o município que para o próprio Miro. Ele vai tocar outros projetos, mais rentáveis e que vão lhe dar muito menos desgaste e aborrecimento. E quem perdeu?

Acorda Porto Seguro, hoje foi o Topa Tudo, amanhã o Namidia, Jornal do Sol ou O Sollo. Enquanto isso, você fica ai sentado criticando.

Por Luzio Nunes da Namidia

Comente com Facebook