Festa de Iemanjá volta a ser celebrada em Porto Seguro

Retomada neste ano, a tradicional Festa de Iemanjá deve ser a maior de todos os tempos, atraindo milhares de pessoas para Porto Seguro, dia dois de fevereiro!

Realizada em Arraial d’Ajuda, a festa sempre atrai muita gente; mas este ano, com o significativo apoio da gestão municipal, teremos um evento grandioso, com infraestrutura completa.

A programação se inicia com concentração nessa quinta-feira (2) às 14h na Praça São Brás, de onde o cortejo segue a pé para a Igreja Nossa Sra. d’Ajuda, onde se faz momento de fé, partindo depois para a Praia dos Pescadores, ao som de canções Xirê, com instrumentos como atabaque, timbau, tambores e agogô.

As oferendas para Iemanjá são colocadas em balaios confeccionados pelos “filhos de santo”, em forma de gratidão: rosas brancas com alfazema borrifada e enfeites biodegradáveis. Seguem em barcos, para alto mar.

A festa continua à noite, com apresentação das bandas Filhos de Jorge e Cacimba Barrenta, em shows a partir das 19h, na Praça São Brás.

Ficam algumas dicas para aproveitarem melhor a festa:

Chegue cedo – A Festa de Iemanjá começa na noite do dia 01/02, nos terreiros regionais. Ver o sol nascer na praia, com os pés na areia, ao som dos tambores, também é uma experiência inesquecível!

Proteção – Passe filtro solar, traga água e leve chapéu; o sol costumar esquentar muito, ao longo do dia.

Embarque – Vale chegar mais cedo e já conseguir um lugar em um barco. Tem vários barqueiros ou caiaques que podem ser contratados, ali na hora.

Vestuário – Em respeito à tradição, prefira usar roupas brancas ou azul-claro.

Comente com Facebook