Um navio de guerra da Marinha dos Estados Unidos testou (e alcançou o objetivo) uma nova arma a laser de alta energia. Assim, ela é capaz de destruir aviões em pleno voo, conforme a Frota do Pacífico norte-americana em um comunicado divulgado na sexta-feira (22).
As imagens e os vídeos divulgados pela Marinha o navio de transporte anfíbio USS Portland. Dessa forma, ele executou “a primeira implementação em termos de sistema de um laser em estado sólido de classe de alta energia” para desativar um avião não tripulado, segundo o comunicado.
Um laser disparado do convés de um navio de guerra aparece no vídeo. Uma gravação curta revela o que parece ser um drone em chamas.
A Marinha não detalhou a localização específica da realização do teste do Demonstrador do Sistema de Armas a Laser (LWSD, em inglês). Além disso, afirmou apenas que ele foi executado no oceano Pacífico no dia 16 de maio.
O poder da arma também não foi revelado, mas um relatório de 2018 do Instituto Internacional para Estudos Estratégicos informou que a expectativa era de um laser de 150 kW.
“Ao realizar testes avançados no mar contra um veículo aéreo não tripulado e pequenas embarcações, obtivemos informações valiosas sobre as capacidades do Demonstrador do Sistema de Armas a Laser do Estado Sólido contra possíveis ameaças”, disse o capitão Karrey Sanders, comandante do USS Portland, em um comunicado. “Com essa nova capacidade avançada, estamos redefinindo a guerra no mar para a armada.”
Fonte: Da Redação Namidia News com informações de CNN
Comente com Facebook