Engenheiro cego cria bengala que usa o Google Maps para ajudar na localização

Graças ao avanço da tecnologia, experimentamos muitas facilidades em nossa rotina, mas poucas coisas são tão satisfatórias quanto presenciar as transformações que podem causar na vida daqueles que realmente precisam.

Um grande exemplo do bom uso da tecnologia pode ser visto na história de Kursat Ceylan, empresário cego que resolveu investir em uma iniciativa para facilitar não apenas a própria vida, mas também a de todos aqueles que enfrentam a mesma condição que a sua.

Ceylan é engenheiro, CEO e cofundador da WeWalk, empresa responsável por desenvolver bengalas eletrônicas que estão revolucionando a vida daqueles que não podem contar com a própria visão.

Como meio de proteger as pessoas cegas de colisões com objetos suspensos ou acima do nível do peito, a bengala WeWalk alerta o usuário sobre a presença de obstáculos por meio de sensores ultrassônicos em forma de vibrações na alça.

A WeWalk permite emparelhamento Bluetooth com um smartphone para que o controle seja mais prático; também é conectada ao Voice Assistant e ao Google Maps, usando alto-falantes embutidos para comunicar ao usuário sobre a existência de lojas próximas e detalhes de infraestrutura que ele não pode detectar sozinho.

Em entrevista à CNN, Ceylan comentou que a principal motivação para o desenvolvimento da bengala inteligente foi o desejo de utilizar a tecnologia moderna para o bem das pessoas com deficiência visual. “Atualmente, estamos falando de carros voadores, mas essas pessoas [deficientes visuais] estão usando apenas uma bengala simples”, disse ele à agência de notícias.

“Como pessoa cega, quando estou na estação de metrô, não sei qual é a minha saída…, não sei qual ônibus está se aproximando… [ou] quais lojas estão ao meu redor. Esse tipo de informação pode ser fornecido pelo WeWalk.”

Atualmente, a WeWalk é vendida por 500 dólares. O objetivo é aperfeiçoar ainda mais a navegabilidade da bengala por meio de parcerias com empresas de compartilhamento de carona e serviços de transporte.

Realmente, uma grande iniciativa da empresa turca e de Kursat Ceylan, que contribuirá para que a rotina de muitas pessoas com deficiência visual seja menos desafiadora.

Infelizmente, nem todos dispõem da verba necessária para adquirir o equipamento, mas todos nós podemos ajudar de alguma maneira. Quando encontrar algum deficiente visual precisando de ajuda, seja simpático e prestativo, você pode estar transformando o dia de alguém.

Fonte: O Segredo

Comente com Facebook