PUBLICIDADE

Anúncio não encontrado.

Embasa volta atrás e diz que esgoto no Rio da Vila foi jogado pela empresa

A Embasa admitiu, nesta quarta-feira (28), que a enxurrada de esgoto que foi parar em uma praia na orla norte de Porto Seguro, no último domingo, derramou de uma de suas estações elevatórias. A companhia estatal havia informado que os desejos eram resultado de lançamentos clandestinos no Rio da Vila.

Em nota, a empresa informou que a obstrução de um poço de visita da rede coletora, próximo à estação elevatória do Complexo Baianão, foi o responsável pelo extravasamento.

Segundo a empresa, durante o serviço de desobstrução, os técnicos retiraram tecido, plástico e um saco de lixo da tubulação. Após a retirada dos resíduos sólidos, a rede de esgoto voltou a operar normalmente, sem extravasar.

Para o gerente do escritório da Embasa em Porto Seguro, Ricardo Pacheco, durante o período chuvoso, muitas pessoas tentam se livrar dos alagamentos nas ruas abrindo as tampas dos poços de visita da rede coletora de esgoto para escoar a água de chuva empoçada.

Ele diz que a população precisa se conscientizar que a abertura das tampas da rede de esgoto ausa a degradação de rios e das praias, pois o extravasamento do esgoto é inevitável.

A tubulação de esgotamento, conforme a companhia, não suporta o grande volume extra de água de chuva, que geralmente carrega areia, pedras e lixo para dentro da rede, causando seu entupimento e extravasamento de esgoto para o meio ambiente.

“Por isso, é importante que os moradores do município fiquem atentos em suas comunidades para desestimular esse tipo de ação”, explica o gerente.

Por fim, a Embasa lembra que o escoamento da chuva que cai sobre a cidade deve ocorrer apenas por meio da rede de drenagem pluvial, que é um equipamento implantado e mantido pela prefeitura municipal. É essa rede que direciona a água que cai nas ruas e demais superfícies urbanas para os rios e o mar.

Reproduzido por Namidianews.com.br|Créditos:Radar64

 

Comente com Facebook

Leia mais

PUBLICIDADE