Os prefeitos das 26 capitais do país, nos 3 primeiros anos de mandato, cumpriram 39% das promessas que fizeram durante a campanha eleitoral de 2016. É o que mostra levantamento considerando 1.040 compromissos assumidos pelos então candidatos antes de serem eleitos.
Segundo os dados, 25% das promessas foram cumpridas parcialmente até o momento, dessa forma, ainda há pendências para que o trabalho seja considerado entregue.
Por outro lado, as promessas que ainda não foram cumpridas pelos prefeitos são 36%.
Em números absolutos, o resultado da avaliação das promessas é:
- Total de promessas: 1.040
- Cumpridas: 406
- Cumpridas em parte: 253
- Não cumpridas: 379
- Não avaliadas: 2
As duas promessas que constam como não avaliadas são as feitas pelos prefeitos Iris Resende, de Goiânia, e Luciano Cartaxo, de João Pessoa, de cumprir o mandato até o fim. Apesar de não terem disputado um cargo nas eleições de 2018, o cumprimento só poderá ser aferido, de fato, ao fim dos mandatos dos dois.
Em 2018, quatro vice-prefeitos assumiram a gestão do município depois que os prefeitos eleitos deixaram o cargo para disputar o governo do estado.
- Natal – Álvaro Costa Dias (MDB) assumiu no lugar de Carlos Eduardo (PDT);
- Palmas – Cinthia Ribeiro (PSDB) substituiu Carlos Amastha (PSB);
- Rio Branco – Marcus Alexandre (PT) foi substituído por Socorro Neri (PSB);
- São Paulo – Bruno Covas (PSDB) assumiu o posto deixado por João Doria (PSDB).
Divisão por temas
Em termos percentuais, as promessas envolvendo turismo e direitos humanos e sociais lideram o ranking de promessas não cumpridas.
Por outro lado, entre os compromissos cumpridos, os envolvendo economia e a própria administração têm os maiores percentuais.
Veja a divisão das promessas por tema:

Com informações de: G1
Veja mais sobre política clicando aqui.