Com o apoio da Lei Paulo Gustavo, através de edital veiculado e administrado pela prefeitura de Santa Cruz Cabrália, o documentário “A Voz da Guerreira” resgata parte da memória da Costa do Descobrimento pelo olhar das mulheres Pataxós, oferecendo uma perspectiva feminina sobre a história da região. A produção audiovisual ressalta as lutas, dores e conquistas de pessoas, que, ao longo de séculos, enfrentam desafios sociais e culturais.
A obra é uma resposta à predominância de narrativas masculinas na história, frequentemente centradas em batalhas e vitórias. Além de valorizar a contribuição das mulheres indígenas, o documentário tem por objetivo dar visibilidade e credibilidade às vozes femininas na sociedade contemporânea.
Esta iniciativa, idealizada pela produtora independente Linda do Mar, destaca a força e resiliência das mulheres Pataxós, promovendo um olhar inclusivo e crítico sobre o papel feminino e índígena na sociedade brasileira.
In memoriam
Infelizmente, uma das entrevistadas, anciã da etnia Pataxó, Dona Conceição, faleceu uma semana após o lançamento do curta. Sua existência foi marcada por uma força incomum, sabedoria ancestral e amor imensurável pela família. Matriarca respeitada, Dona Conceição representa a união de várias gerações, exercendo os papéis de filha, mãe, avó e bisavó de forma exemplar. Seus relatos reforçam a urgência de preservar e divulgar a realidade e vivências da comunidade Pataxó.
O documentário está disponível, de forma gratuita, no YouTube no link https://www.youtube.com/watch?v=p2m2-hJtDSw&t=29s ou no canal da produtora Linda do Mar https://www.youtube.com/@lindadomar. Para outras informações sobre o projeto, propostas de exibições públicas e oportunidades de apoio, entre em contato pelo e-mail lindadomar@gmail.com.
A produtora independente Linda do Mar lançou recentemente videoclipes de dança e outros dois curtas-metragens – A Sereia e O Pescador – ambos com a participação do ator Janaron Pataxó (ex-No Limite). Siga os perfis no Instagram @avozdaguerreira e @lindadomar2024 para saber mais sobre os projetos e acesse o canal no YouTube @lindadomar para assistir aos filmes.
Comente com Facebook