PUBLICIDADE

Dicas para um sorriso perfeito

Sorriso saudável

Muitas pessoas chegam ao dentista buscando um sorriso perfeito. Isso porque consideram o sorriso como a porta principal para diferentes formas de relacionamento, tanto pessoal como também profissional.

Além disso, ter uma boca saudável e dentes alinhados é um grande aumento da autoestima do indivíduo, o que impacta diretamente em uma melhor qualidade de vida, assim como do bem-estar pessoal.

Por esse motivo, muitos profissionais da área da saúde odontológica consideram ter um sorriso harmonioso tão importante. Muito mais que uma questão estética, é também de saúde emocional e bem-estar.

  1. Cuide da sua higiene bucal

A melhor maneira de garantir um sorriso bonito é cuidando da sua higiene bucal. Isso significa seguir aquelas recomendações que ouvimos durante toda a nossa infância dos nossos pais, assim como do cirurgião dentista.

É necessário escovar os dentes pelo menos três vezes por dia, dando prioridade para realizar após as principais refeições. Entretanto, é importante esperar por cerca de trinta minutos para realizar a escovação, pois nesse tempo a saliva desempenha um papel essencial para equilibrar o pH da boca.

Além disso, é fundamental usar o fio dental pelo menos vez por dia. Dessa forma, é possível garantir que todas as partículas de alimentos foram devidamente retiradas, principalmente aquelas que a escova não alcança.

O fio dental também é o responsável pela maior parte da retirada da placa bacteriana. Assim, é possível garantir que doenças gengivais, como a periodontite e a gengivite, não ocorram em sua boca.

O profissional da clínica de odontologia também fala sobre a importância de escolher os produtos de higiene certos para conseguir ter um sorriso perfeito.

A escova de dentes deve ter cerdas macias, uma vez que as médias ou duras podem causar um maior desgaste dentário, causando muitas vezes sensibilidade.

Além disso, o creme dental deve ser com flúor, pois ele promove uma maior proteção aos dentes, garantindo a sua remineralização e evitando diferentes problemas que prejudicam a saúde bucal do indivíduo.

2. Vá ao dentista

Muitas pessoas vão à clínica de odontologia apenas quando a sua saúde bucal não está em dia, o que significa dores, desconfortos e até mesmo doenças.

Entretanto, o recomendado é que o indivíduo vá ao dentista pelo menos uma vez a cada seis meses. Dessa forma, é possível garantir que todos os cuidados necessários serão tomados pelo profissional, garantindo uma melhor saúde bucal ao paciente.

Muitas pessoas encontram resistência em ir ao profissional da saúde odontológica por conta dos altos valores. Entretanto, é possível encontrar plano dentista que pode apresentar um trabalho tão satisfatório quanto outros com um valor mais elevado.

Da mesma forma, é possível encontrar esses profissionais por conta das estratégias que eles vêm estabelecendo de marketing na odontologia. Além da possibilidade de encontrá-los através da internet, também já é possível triar pela localidade, assim como especialidade do profissional.

A importância das consultas periódicas à clínica de odontologia está na prevenção. Apenas através desse trabalho é possível garantir que a sua saúde bucal estará em dia e que você terá um sorriso harmônico e dentes perfeitos.

Apesar de a escovação ser extremamente importante, por mais bem feita que ela seja realizada, ainda não é possível tirar a placa bacteriana em sua totalidade. Entretanto, nessas consultas regulares o profissional consegue realizar esse trabalho, diminuindo consideravelmente a probabilidade de ter alguma doença bucal.

Tenha uma alimentação equilibrada

Poucas vezes pensamos que ao ir à clínica de odontologia, o profissional vai falar sobre a sua alimentação. Entretanto, ela tem grande influência na saúde de todo o nosso organismo e, principalmente, na saúde bucal.

É muito importante que os alimentos ingeridos cotidianamente sejam nutritivos, ricos em minerais como o cálcio e em vitaminas.

Ter uma alimentação equilibrada não significa parar totalmente de comer os alimentos que não são benéficos para a sua saúde. Entretanto, com equilíbrio e evitando excessos, é possível atenuar os seus efeitos e garantir que eles não farão tão mal à sua saúde.

Além disso, alguns alimentos altamente pigmentados quando ingeridos em excesso podem causar manchas nos dentes, o que pode estragar o seu objetivo de ter um sorriso perfeito. Os principais deles são:

  • café;
  • chocolate;
  • açaí;
  • refrigerantes de cola.

O principal vilão da saúde bucal é o açúcar. Isso porque os alimentos com alto teor de açúcares, assim como de carboidratos ricos em amido, são os principais causadores de cáries e problemas de canal.

Isso ocorre devido às substâncias ácidas que são liberadas pelas bactérias existentes na boca quando entram em contato com esses alimentos. Esse ácido faz com que tenha uma desmineralização dos dentes e, consequentemente, as cáries.

Em alguns casos, o profissional da clínica de odontologia pode pedir também que você faça uma avaliação com um nutricionista, para garantir que você tenha uma alimentação equilibrada e que apenas traga benefícios para o seu organismo, assim como garantindo o seu sorriso perfeito.

Leia mais

PUBLICIDADE