Órgãos discutem retomada do turismo em Porto Seguro

Os reflexos da pandemia do novo coronavírus abalou a área do turismo, em todo os país .

Porto Seguro vem se organizando desde o início da pandemia para quê a retomada do Turismo seja feita de forma equilibrada.

Para isso contamos com o auxílio e o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Turismo (CMDT),do trade turístico e de diversos outros órgãos municipais. Queremos receber nossos turistas, mas queremos receber bem, e continuar sendo conhecidos pela hospitalidade e para que isso ocorra, é necessário, neste momento, primordialmente, a segurança em saúde”, declarou o secretário de Cultura e Turismo, Paulo César Magalhães.

Com esta premissa é que na tarde da última terça-feira (19), a Secretaria de Cultura e Turismo de Porto Seguro (Sectur) promoveu um encontro para discutir o planejamento para retomada pós Pandemia.

A reunião, aconteceu no Salão de Eventos do Hotel Solar do Imperador e contou com a presença de representantes da comissão para a retomada do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Turismo (CMDT), já definidos para este trabalho, convidados do trade turístico, além da Anvisa, Abrasel, Secretaria de Saúde e Sinart.

Foram compartilhados os planos de ação que foram sugeridos ao COEM, acerca da retomada do Turismo, as minutas e protocolos de vários setores e distribuídas aos grupos de trabalho da Comissão para suas devidas contribuições.

Para Meios de Hospedagem e Organização de Eventos ficaram responsáveis a Abih, o Sindhesul e o Senac; as Barracas de Praia e Gastronomia, tiveram contribuições da Abrasel e CDL; para o item Ambulantes, ficaram a cargo da Associação Comercial e do Sebrae; já Transportes Turísticos, Agências e Operadores e Guias, tiveram colaboração da Abav e da Singtur.

A Sectur, a Agência nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) e a Secretaria de Saúde atuaram com contribuições em todos os setores e os convidados – Câmara de Vereadores, AR Turismo e Aeroporto (Sinart), também foram atuantes e decisivos para as atividades. Na tarde de hoje, todas as contribuições foram apresentadas.

Para Renata Tardin, do Sindhesul, a reunião foi muito proveitosa. “Parabéns pelo comprometimento e dedicação de todas as entidades ali representadas e pela iniciativa do poder público através da Secretaria de Cultura e Turismo, com o intuito de contribuir para o resultado mais assertivo possível diante deste cenário inesperado”, declarou.

Artur Alberti, da AR Turismo, também esteve presente ao encontro e ficou muito feliz com este passo dado pela Secretaria e que engloba o trade trazendo procedimentos e cuidados tão importantes neste momento, criando parâmetros e um norte a todos. “Para animar ainda mais tivemos um live no dia 20/05 com a diretoria de produtos da CVC Brasil, falando da expectativa e de como o cliente adora e quer vir a Porto Seguro, uma live importante, com a participação da Prefeita Claudia e seus secretários de Turismo e Saúde, portanto não tem como dar errado”, comentou.

A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Porto Seguro, Valeria Ferraz, também parabenizou a Secretaria de Cultura e Turismo, “pela iniciativa em unir todas as entidades representativas da cidade em prol do município tornando-o mais seguro para nossos moradores e turistas através de protocolos de saúde e limpeza”, comentou.

O empresário Vinicius Brandão, da Rede Bem Bahia de Hotéis, declarou que acredita que sendo implantado nos próximos dias, o planejamento de retomada econômica, dentro do que foi apresentado na reunião da CMDT, junto com a colaboração das associações e órgãos presentes, serão atendidas as expectativas dos empresários do setor turístico e do comércio de Porto Seguro de forma geral.

Paulo César informou que Porto Seguro está cuidando de todos os itens desde protocolos em Vigilância em Saúde dos mais diversos segmentos a setores, estruturas e equipamentos para receber o turista de forma adequada e segura. “Importante frisar que todo o planejamento da retomada está alinhado com as prerrogativas das instituições que regulam cada setor, inclusive o Ministério do Turismo para esta atividade especificamente”, finalizou.

Redação Namidia News, com informações da ASCOM – Prefeitura de Porto Seguro

Comente com Facebook