Mesmo com o avanço do coronavírus Trancoso comemora sessenta dias sem novos casos

Apesar do avanço da Covid-19 no município de Porto Seguro, o distrito de Trancoso está a mais de sessenta dias sem novos casos.

O último caso registrado pela Secretaria de Saúde, foi divulgado no dia 22 de março, onde o município registrou sete casos, sendo seis em Trancoso. Dos seis casos confirmados, cinco foram relacionados ao empresário.

A comunidade está conseguindo manter a ausência da pandemia, a secretaria de saúde juntamente com a vigilância epidemiológica aplicaram ações preventivas antes mesmo da explosão dos casos.

As medidas adotadas são importantes, eles ponderam que o mérito reside em frear a rápida propagação no distrito já fragilizado, possa resistir e garantir assistência adequada.

Até agora, a população, em sua maioria, tem adotado as medidas de prevenção, como uso de máscara, avalia Sr. Antônio, morador de Trancoso. “Estão entendendo a complexidade do problema”, acredita. Apesar de preocupado, acredita que cada morador tem feito sua parte. “Lógico que a gente tem medo, porque têm muitos familiares em outras cidades.”

Prefeitura agiu rápido 

Tão logo soube da suspeita do primeiro caso, uma equipe de controle Epidemiológico de Porto Seguro, se dirigiu a Trancoso para tomar as devidas precauções para que o vírus não se alastrasse.

“O controle epidemiológico de Porto Seguro agiu rápido, instruindo as pessoas que tiveram contato com empresário, a realização de exames, colocando todos em isolamento dentro de casa até desaparecer os sintomas.” Relatou um morador e amigo do empresário.

De acordo com o boletim, o município conta com:

  • 56 casos confirmados
  • 405 casos descartados
  • 29 casos recuperados
  • 42 aguardando resultado de exame
  • 183 síndrome gripal
  • 02 pacientes internados
  • 01 óbito.


Conforme a prefeitura, todo empenho e compromisso por meio das estratégias implementadas pela Secretaria de Saúde na contínua prevenção, monitoramento e combate à pandemia da Covid-19 têm obtido expressiva redução nos casos suspeitos.

Ao mesmo tempo, a Prefeitura reforça a necessária participação da sociedade em continuar cooperando com as recomendações do Ministério da Saúde ao intensificar a higiene pessoal e permanência em casa.


Último boletim atualizado divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde

Redação Namidia News, com informações da Secretaria Municipal de Saúde.

Comente com Facebook