Falha faz vídeos serem vazados pelo Google Fotos

Uma falha de programação do Google Fotos pode ter exposto vídeos armazenados na plataforma para outros usuários do serviço.

A confusão acontecia no Takeout, um serviço que oferece o download de todas as informações armazenadas em uma conta Google. O Takeout existe para que usuários possam baixar todos os seus dados antes de encerrar a conta ou migrar para outro serviço.

Por causa do erro, alguns vídeos armazenados na conta de um usuário eram incluídos no arquivo baixado por outra pessoa. Em outras palavras, o serviço se enganava a respeito de qual conta deveria receber o vídeo em seu arquivo.

De acordo com a notificação enviada pelo Google, que foi compartilhada por alguns usuários no Twitter, somente quem utilizou o Google Takeout entre 21 e 25 de novembro de 2019 deve ter sofrido com o problema. Quem utilizou o Takeout sem solicitar os dados do Google Fotos também não precisa se preocupar.

Além de expor informações para outros usuários, o problema deixava o arquivo baixado incompleto. Isso porque certos dados da conta ficavam de fora do pacote, como se tivessem trocado de lugar com os arquivos que pertenciam a outras pessoas.

O Google Fotos armazena tanto fotos como vídeos, mas o Google destacou que o engano ocorreu apenas com arquivos de vídeo. Para quem utilizou o Takeout entre 21 e 25 de novembro para baixar dados do Fotos, a empresa recomenda apagar o arquivo antigo e solicitar um novo.

Com informações de: G1

Comente com Facebook