Barco movido a energia solar completa volta ao mundo

Turanor PlanetSolar é o primeiro barco totalmente movido a energia solar a completar uma volta ao mundo na história. O catamarã iniciou a sua viagem há 19 meses e é o maior meio de transporte aquático solar do planeta.

Maior barco solar de todo o planeta (Foto: Reprodução)

O PlanetSolar, que começou sua jornada no Oceano Atlântico, passou pelo Pacífico, Índico e encerrou sua jornada atracando no porto de Hercule, no México, é leve e aerodinâmico. O veículo conta com 537 m² de paineis solares que geram uma energia de 93.5 kW. Essa energia toda é armazenada em um sistema de baterias de lítio-ion.

A energia solar gerada foi suficiente para fazer com que os quatro tripulantes sobrevivessem tranquilamente à viagem e garantissem todo o caminho traçado sem maiores problemas. Ciente de que precisaria de muito Sol para navegar, o capitão do PlanetSolar fez a sua trajetória o mais perto possível da Linha do Equador, onde as condições climáticas são melhores.

Após o término da viagem, as baterias, por incrível que pareça, não estavam descarregadas. A energia restante será usada para um show de luzes durante uma festividade em comemoração à viagem.

Via TechnaBob

Comente com Facebook