A Secretaria de Educação de Cabrália realiza a construção do novo currículo escolar

A secretaria Municipal de Educação juntamente com as comunidades escolares está em pleno processo democrático de construção do documento referencial curricular de Santa Cruz Cabrália

A secretaria Municipal de Educação juntamente com as comunidades escolares está em pleno processo democrático de construção do documento referencial curricular de Santa Cruz Cabrália, que orientará como será o processo de ensino aprendizagem nas escolas do município, para garantir uma educação integral e inclusiva, valorizando o lugar de origem do alunado.


Embora seja construído a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), definida pelo Ministério da Educação, o currículo não é algo estático. Ao contrário, é orgânico, dinâmico e adaptável a cada realidade, metodologia e proposta pedagógica.

A BNCC é, portanto, um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais a todos os estudantes, seja de escolas públicas ou privadas. Ela é um norteador, mas o currículo escolar em si deve ser estabelecido por cada instituição.

O currículo escolar é muito importante, pois, inclui todos os saberes que serão ensinados, não apenas a teoria


A partir dessa premissa, discute-se a ideia de que o currículo e o planejamento fazem parte da prática pedagógica do professor em sala de aula, pois ninguém melhor do que ele conhece a realidade da sua sala de aula e é pensando nisso, que a secretaria de educação de Santa Cruz Cabrália, está formulando um currículo respeitando as particularidades do município e assim verificar se o currículo está pertinente com a formação do aluno na construção do conhecimento.

ORGANIZADORES CURRICULARES
Segundo o secretário de educação Iszael Fernandes e sua equipe:
“Neste momento, passadas outras etapas de trabalhos à distância, estamos empenhados na elaboração dos ORGANIZADORES CURRICULARES por campo de experiências na Educação Infantil e por áreas e componentes (disciplinas/matérias) no Ensino Fundamental, conforme os documentos: nacional – BNCC e regional baiano – DCRB.
Para tal organização, estamos agora nos reunindo presencialmente, respeitando os protocolos da Pandemia, atendendo a seguinte agenda de oficinas:”

A partir dessa premissa, discute-se a ideia de que o currículo e o planejamento fazem parte da prática pedagógica do professor


DATAS OFICINAS DO ORGANIZADOR CURRICULAR
28/10 Ciências Naturais
29/10 Linguagens (Lingua Portuguesa, Inglês, Artes e Educação Física)
03/11* Ciências Humanas (Geografia e história) e Ensino Religioso
Educação Infantil – o último campo de experiências (ESPAÇOS – TEMPO – QUANTIDADES- RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES)
04/11 Matemática

O currículo escolar é muito importante, pois, inclui todos os saberes que serão ensinados, não apenas a teoria. É um instrumento de ligação entre a escola, a cultura e a sociedade, e deve acompanhar as transformações do mundo, sendo constantemente atualizado.

Redação

Comente com Facebook