PUBLICIDADE

Desembargadora Nágila Brito participa de evento do CNJ voltado para mulheres e meninas em Porto Seguro e Eunápolis

A Desembargadora Nágila Brito, Presidente da Coordenadoria da Mulher no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), comparece à “Ação para Meninas e Mulheres”, evento itinerante promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que estará nas comarcas de Porto Seguro e Eunápolis entre os dias 12 e 15 de maio. 

“O programa Ação para Meninas e Mulheres do CNJ visa fortalecer o acesso à justiça e conscientizar a população sobre as diferentes formas de violência e suas consequências. Durante toda a semana, a equipe do CNJ realizará visitas em outras comarcas, espaços e comunidades, com o fito de aprender e identificar vulnerabilidades de grupos específicos”, explica a Juíza da 2ª Vara Criminal de Porto Seguro, Michelle Quadros. 

O ato conta com a participação de autoridades nacionais, estaduais e locais, representantes do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, membros da comunidade e demais convidados. 

Nesta segunda-feira (12), acontece a cerimônia de abertura na Câmara Municipal de Porto Seguro, a partir das 17h. O evento conta com a presença da Juíza Auxiliar da Presidência do CNJ, Luciana Rocha, da Desembargadora Nágila Brito, de juízes das comarcas de Porto Seguro, Eunápolis, Belmonte e Santa Cruz Cabrália, da Deputada Estadual Cláudia Oliveira, além de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Federal, entre outros. 

No dia 13, as autoridades irão ao Fórum Juiz Afrânio de Andrade, na comarca de Eunápolis, para um encontro que trata sobre a estrutura da rede e a necessidade de criação de Vara especializada para violência doméstica na unidade.  

Após o almoço, ocorrerá uma roda de conversa na comunidade cigana local com o intuito de promover um momento de diálogo, escuta e troca de experiências sobre o papel da mulher na comunidade e as ações de enfrentamento à violência de gênero. 


Na quarta-feira (14), será realizada uma visita institucional a aldeia indígena Pataxó para conhecer melhor os costumes locais, o contexto social e as experiências das mulheres da região no enfrentamento das desigualdades e violências que as afetam. À tarde, ocorrerá no Salão do Júri do Fórum de Porto Seguro um encontro para formação estratégica de atuação em rede para proteção integral de meninas e mulheres em situação de violência doméstica e familiar. 

E, por fim, o último dia reserva uma visita institucional à Veracel Celulose S/A com o objetivo de conhecer e compartilhar as ações e projetos implementados na fábrica que fazem referência ao enfrentamento à violência de gênero, em busca de proporcionar um espaço de diálogo e conscientização. 

Texto: Ascom TJBA

Comente com Facebook

Leia mais

PUBLICIDADE