Deputado Jânio Natal: Culpado ou inocente dos protestos indígenas em Porto Seguro?

Na tarde dessa quinta-feira (12), mais uma vez, índios da etnia Pataxó, fizeram uma caminhada em protesto pelas ruas de Porto Seguro com o objetivo de pedir a permanência do atual coordenador da Funai, Frederico Campos.

O impasse começou desde que a FUNAI- Fundação Nacional do Índio, substituiu o coordenador regional em Porto Seguro por uma pessoa ligada ao deputado Jânio Natal.

Na terça-feira (10), dezenas de índios já haviam ocupado a sede da fundação na cidade, protestando contra a mudança. Lideranças indígenas afirmam que não foram consultados da mudança é que não vão aceitar a nomeação de uma pessoa por indicação política e que não tenha conhecimento da realidade local.

Deputado Jânio Natal

Lideranças indígenas tem apontado o deputado Jânio Natal como pivô na troca da coordenação da Funai na região, porém o deputado rebateu as acusações, “deixo claro a vocês e a todos que este cargo é Federal e não é Estadual, portanto, não cabe a mim a indicação de tirar ou botar. A única coisa que que fiquei sabendo é que este cargo a indicação é de responsabilidade do PR (Partido Republicano) e que eles estavam pedindo um nome de alguém para assumir este cargo, não tenho nada a ver com esta questão, além de tudo não faço parte do PR”, disse o deputado em nota enviada aos caciques da região.

Jânio disse está sendo vítima de perseguição de opositores, “tem algum idiota fazendo esta fofoca por questões meramente política, vou preferi ficar no meu canto e eles que decidam o que fazer porque não cabe a mim indicar ou tirar”.

O impasse ainda continua e os índios prometem engrossar o tom caso a FUNAI mantenha o novo coordenador, por outro lado, a FUNAI afirma que vai manter a mudança.

 

Comente com Facebook