Deputada Cláudia Oliveira promove ato em defesa das Baianas do Acarajé na Assembleia Legislativa da Bahia

Nesta segunda-feira (15), no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia, a Deputada Cláudia Oliveira promoveu um Ato em Defesa do Ofício das Baianas do Acarajé, reunindo baianas de diversos municípios da Bahia, com objetivo de escutar, preservar e valorizar essa tradição tão emblemática do estado.

Na oportunidade, a Deputada destacou o Projeto de Lei nº 24.840/2023, em tramitação, que visa instituir o Programa Estadual de Incentivo, Proteção e Fomento ao Ofício das Baianas de Acarajé na Bahia.

O objetivo é promover atividades, parcerias e ações que valorizem e protejam esse ofício, suas tradições e o exercício da profissão.

Além disso, foi anunciada a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Ofício das Baianas de Acarajé, presidida pela deputada Cláudia, dedicada a acompanhar, discutir e implementar projetos em prol dessas profissionais na Bahia.

“Nossa frente teve o apoio de 22 deputados e todos estão apoiando a luta da categoria. Temos um governador que está aberto a ouvir as demandas dessa profissão que tão bem representa o nosso estado”, apontou Cláudia.

Em fala, a Presidente da Associação Nacional das Baianas do Acarajé (ABAM), Rita Santos, explicou que a produção do dendê na Bahia tem caído ano após ano e não tem ocorrido investimentos no cultivo e no beneficiamento do insumo indispensável para o tabuleiro das baianas.

“O Estado já teve 40 municípios produzindo, hoje são somente sete. A gente precisa que os deputados convençam o governador a olhar para o dendê da mesma forma que olha para o cacau”, sugeriu.

Também foi discutida a questão da saúde das baianas, que tem sido comprometida pela fumaça do azeite devido à baixa qualidade do material utilizado na produção do acarajé.

A partir dos depoimentos ouvidos, a Deputada se comprometeu a exigir mais respeito e valorização para esse ofício, buscando o reconhecimento das baianas como patrimônio imaterial em cada município e assegurando-lhes condições dignas para trabalhar e viver com saúde.

Todos os pronunciamentos e propostas discutidos durante o evento serão levados ao Governador Jerônimo e aos secretários estaduais, com o objetivo de reafirmar a importância das baianas para a economia, história e cultura da Bahia.

Comente com Facebook