Depois de confundido pela PM com procurado da justiça homem fica 5 dias preso no Complexo Policial de Itamaraju

xtrvecoass1.jpg.pagespeed.ic.Nl1mv70OWh“Homem é confundido com procurado da justiça e fica 5 dias preso no Complexo Policial de Itamaraju”, com essa manchete, o Programa ‘A Região Agora’ da Rádio Terramar FM (91,3) de Itamaraju, veiculado entre 12h e 13h40min desta terça-feira, dia 4 de junho, desfez um grande mal entendido. O Jornal A Região Agora é produzido por Aminthas de Jesus e apresentado por Bento Quinto e Nilson Chaves.

Durante o programa radiofônico, Alex Santana de Jesus (24 anos), contou que nunca esteve preso antes, nunca matou ninguém e que estava viajando no ônibus da empresa São Geraldo, de São Paulo (local onde estava residindo) para Salvador (onde iria morar com uma irmã). Quando o ônibus chegou a Itamaraju ele desceu para fazer um lanche e quando retornava foi abordado por policiais militares da 43ª CIPM.

Ele contou que na hora em que foi abordado apresentou seus documentos, mas os policiais estavam convictos que se tratava de Gilberto Nascimento Cerqueira, homem foragido da Comarca de Almadina, cidade onde teria assassinado um jovem a golpes de faca. Alex afirmou que nunca esteve em Almadina e também não conheceu ninguém com o nome de ‘Lucas de Jesus Santos’ (jovem assassinado).

Mesmo sem dever nada a justiça, Alex, que é homossexual assumido, teve sua viagem interrompida, perdeu uma bolsa que seguiu no ônibus e ficou detido no Complexo Policial de Itamaraju por cinco dias. A prisão de Alex foi divulgada em vários veículos de comunicação da região de forma equivocada, por conta das informações passadas erroneamente pela própria polícia.

Em um dos sites, onde a notícia foi publicada, o jovem foi duramente hostilizado com comentários discriminatórios do tipo: “Esse travesti do satanás tem que ser FUZILADO tomar uns 10 tiros eu já não gosto de veado e pior veado bandido”, “Parabéns policiais por tirar mais um meliante de circulação”, “Esse cara é um traveco, deixa ele ser a mulher dos caras ae e bota pra fazer faxina nos korros”.

Quando foi liberado na tarde de segunda-feira (03/06) Alex ficou sem saber o que fazer, não tinha dinheiro para comer, muito menos para seguir viagem para Salvador, ficou com fome, sujo e como não conhecia ninguém em Itamaraju teve que dormir na rua. Na manhã de terça-feira (04/06) ele resolveu buscar ajuda na Rádio Terramar FM, sendo recebido pela equipe de jornalismo da emissora que se mostrou indignada com a injustiça sofrida pelo rapaz.

A emissora providenciou uma refeição para o jovem injustiçado e, durante o programa ‘A Região Agora’, além de abrir o espaço para que Alex esclarecesse os fatos, ainda fez uma campanha com o objetivo de arrecadar valores que possibilitassem a aquisição da passagem para a capital baiana. Assim que a entrevista de Alex foi ao ar, os telefones da emissora não pararam de tocar, eram pessoas da sociedade de Itamaraju, empresas, igrejas, todos querendo dar uma contribuição para que o jovem absurdamente injustiçado na cidade não levasse uma imagem tão ruim daqui.

Depois do programa, um dos colaboradores da emissora, foi até as pessoas que se dispuseram em ajudar e fez a coleta dos valores, repassando todo o dinheiro apurado ao jovem Alex Santana de Jesus para que ele pudesse comprar sua passagem até Salvador e durante a viagem pudesse também fazer um lanche. “não vou nem descer do ônibus”, disse o jovem assustado, temendo que o pesadelo vivido em Itamaraju pudesse voltar a acontecer em outra cidade.

Por Nilson Chaves

Foto Daniel Santos – Cocobongo

 

Comente com Facebook