Mesmo, em tese, apto a participar da próxima eleição, qualquer analista político mediano não encontrará maiores dificuldades para entender e justificar a opção do ex-prefeito Ubaldino Júnior em manter-se, digamos assim, “neutro” na campanha, em que pese o “neutro” signifique apoiar diretamente o prefeito Jânio Natal, com quem, segundo informações, já estaria até mesmo apalavrado.
Os motivos de Uba são bastante fáceis de se presumir ou imaginar:
1) Ubaldino não possui mais grupo político, o qual migrou para outras correntes políticas decorrente dos muitos anos em que ficou fora da disputa por impedimentos legais. E, como ele mesmo bem sabe, antes de reunir gente o candidato a prefeito precisa reunir dinheiro. E, no seu caso em especial, uma verdeira montanha de dinheiro. Ubaldino pode ser qualquer coisa, menos burro.
2) Afora a verdadeira fortuna que teria que investir e arriscar, o ex-gestor sabe que hoje seu eleitorado se resume em no máximo 20% dos eleitores, mesmo com a rádio, tornando inviável qualquer possibilidade de vitória. Ao menos no atual cenário político.
3) Para Ubaldino, é muito mais fácil negociar alguma coisa com Jânio do que com a ex-prefeita Cláudia Oliveira e que, ao que se saiba, não negocia nada pessoalmente com ninguém. Já com o atual prefeito, bastaria uma calculadora e tudo estaria resolvido, eis que os dois são rápidos no gatilho e bons de cálculos. Afinal, ambos já foram aliados e voltar a ser é apenas uma questão de conveniência.
4) O ex-prefeito tem a plena convicção, aliás, absoluta, assim como dois e dois são quatro, que Jânio teria no máximo apenas mais 4 anos pela frente, enquanto a deputada seriam, com certeza, mais 8 anos que ele teria que ficar na fila de espera até que o cenário político eventualmente mude ao seu favor.
5) É possível que, diante do resultado da fracassada aliança que fez na última eleição, que nem mesmo a deputada, que aparece como líder disparada nas intenções de votos nas pré-pesquisas, queira o seu apoio nesta, vez que ela possivelmente tem muito mais a perder do que ganhar. Gata escaldada em água quente tem medo de água fria.
Em resumo: É elementar, meu caro leitor e eleitor, Ubaldino Júnior é e será Jânio Natal nesta eleição desde criancinha. A falta de críticas contundentes à atual administração, em seu programa de rádio, mesmo com os verdadeiros absurdos que a cidade vem presenciando, associada às generosas publicidades que a Porto FM vem recebendo da prefeitura, não me deixam mentir.
BEABÁ DOS DESINFORMADOS
A expressão “elementar meu caro leitor, ” é uma adaptação da famosa citação “Elementar, meu caro Watson”, atribuída ao personagem Sherlock Holmes. Embora não tenha sido realmente dita nos livros originais, a frase se tornou popular e é usada para transmitir a ideia de que algo é óbvio ou fácil de entender.
Texto por: Miro Pautz II
Comente com Facebook