Testagem de Covid-19 alcança estudantes da zona rural de Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca

Testagem para o novo coronavírus
Foto: Divulgação

A aplicação de testes rápidos para o novo coronavírus (Covid-19) em estudantes, professores e funcionários da rede estadual de ensino de Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca chegou às localidades mais longínquas desses municípios. Assim, neste sábado (27), a testagem abrangeu os estudantes que moram na zona rural. Eles foram buscados por equipes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) em suas residências até os colégios da sede a fim de serem testados. Equipes também irão se deslocar para a busca ativa na zona rural.

Pioneira na Bahia, com previsão de atender a 4.600 pessoas, a ação é feita a fim de prevenir e combater o vírus. Além disso, proporciona as primeiras avaliações para a garantia da integridade da comunidade escolar no processo de retorno às aulas. As testagens estão sendo realizadas pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) e as secretarias municipais de Saúde e Educação, com envolvimento dos NTE e gestores escolares, além do apoio da Polícia Militar.

Ampliação importante

A diretora do NTE 5 (Itabuna), Rosilene Vila Nova acompanhou os testes no Colégio Polivalente de Itajuípe em estudantes trazidos de diversos distritos da região. Assim, ela falou sobre a importância da ampliação da ação a esse público. “A testagem, neste sábado, está sendo marcada por alcançar os estudantes residentes na zona rural e que, neste momento de isolamento, têm mais dificuldades de chegar à sede do município. Muitas dessas famílias não seriam assistidas na atenção à saúde, se não fosse a iniciativa da SEC. Testar é importante especialmente para aqueles que possam estar infectados, sem sintomas, saberem que o isolamento será necessário para assegurar a saúde de toda a comunidade local. Como disseram o governador Rui Costa e o secretário (da Educação) Jerônimo Rodrigues, estamos, desde o início, cuidando das pessoas e esta ação é grandiosa neste sentido”.

A estudante Regina Soares Silva, do Eixo VII Noturno, residente na Fazenda Itambé, zona rural de Itajuípe, chegou ao Colégio Polivalente para fazer o teste, demonstrando preocupação com a pandemia. “Gostei muito desta ideia da testagem, porque a gente fica mais seguro, fica sabendo se tem ou não o Coronavírus. E a coisa é séria, não é brincadeira não, temos que tomar muito cuidado e nos proteger e proteger aos outros e quem der no teste positivo precisa se isolar para não contaminar a comunidade toda”.
Laura Oliveira, 17, 2º ano do Colégio Polivalente de Itajuípe, também falou sobre a iniciativa da realização da testagem. “Eu achei esta ação muito importante para termos uma base de como a comunidade escolar está de saúde em relação ao Coronavírus e, assim, podermos voltar às aulas de forma mais segura”. 

Testagem para o novo coronavírus
Foto: Divulgação

Protocolos de saúde

Os testes para o Coronavírus estão sendo realizados conforme calendário, que inclui, também, a ida de equipes em comunidades rurais. Nas unidades escolares estão sendo respeitados os protocolos de saúde, com a disponibilização de álcool em gel, espaços higienizados e pias com sabão. Além disso, também há o distanciamento recomendado na espera e durante o atendimento. 

O coordenador de articulação de Projetos para a Educação da SEC, Hélder Amorim, ressalta que as Secretarias Municipais de Saúde fazem os encaminhamentos em casos positivos e destacou a importância da parceria. “Estamos conseguindo fazer o trabalho planejado e em parceria. Todos se uniram em uma ação de referência para a Bahia e para o Brasil, sob o comando do governador Rui Costa e do secretário Jerônimo Rodrigues, colaborando para que a Saúde Pública desses municípios possam ter um retrato mais fiel da contaminação pelo Coronavírus e, assim, possam planejar e executar ações no combate à sua propagação, além de subsidiar o Estado na tomada de decisões sobre o retorno às aulas”, disse o gestor da SEC.

Fonte: Da Redação Namidia News com informações de ASCOM Secretaria da Educação Bahia

Comente com Facebook