Melhora nos números possibilita pensar em reabertura das atividades, diz secretário de Saúde da Bahia

Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas
Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas

Fábio Vilas-Boas, secretário de Saúde da Bahia, disse nesta segunda-feira (22) que a contaminação pela Covid-19 no município está em queda. De acordo com ele, isso dá a possibilidade de discutir a reabertura das atividades econômicas dentro de 15 dias.

Ainda conforme o secretário, o toque de recolher e lockdown parcial que o Estado adotou surtem efeito na melhora no cenário pandêmico na Bahia, mesmo que ainda tímida. Ele aponta para a estabilização dos número de casos da doença, além da queda no número de pessoas esperando leitos de UTI Covid há dez dias.

Houve diminuição de 5 mil para 4,5 mil em relação aos novos casos diários há 15 dias, mostrando certa estabilidade. Além disso, a taxa de testes positivos para a Covid-19 processados pelo Laboratório Central de Saúde Pública registrou queda.

Anteriormente, a cada 100 exames realizados, 60 davam positivo. Entretanto, há quinze dias, essa proporção tem ficado em 40 para 100.

Da mesma forma, os casos ativos têm caído há duas semanas. Atualmente, eles estão em 16,8 mil.

“Temos evidências de que o distanciamento social imposto pelas medidas restritivas fez o número de casos cair e temos um reflexo disso na demanda por leitos. A gente torce para o melhor e se prepara para o pior. Não tenho bola de cristal, mas tudo indica que, persistindo essa melhora nos números, a gente consiga ter uma flexibilização maior. Acho que, em um horizonte de 15 dias, dá para se fazer algum tipo de previsão”, de acordo com Vilas-Boas, em entrevista ao Isso é Bahia.

Fonte: Da Redação Namidia News com informações de Bahia Notícias

Comente com Facebook