Francês que fez festa em Aldeia no Arraial d’Ajuda é o 10° caso confirmado com Coronavírus em Porto Seguro

Coronavírus

O número de casos de pessoas contaminadas com Coronavírus em Porto Seguro devem subir nos próximos dias.

Isso porque o décimo caso confirmado é de um Francês que mora na Aldeia Velha em Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro.

A Secretaria de Saúde do Município de Porto Seguro, havia informado que o caso teria sido registrado na sede, o que não aconteceu, e sim, na Aldeia Velha em Arraial d’Ajuda.

O Francês chegou da França no dia 11 de março e no dia 14, fez a festa do seu aniversário na Aldeia onde mora.

No dia 17, o Francês começou a passar mal e foi levado a UPA do Arraial d’Ajuda, fez os testes e nesta quinta-feira (26), foi diagnosticado como positivo para Covid-19.

Um comunicado foi emitido a comunidade indígena do Arraial, para que fique em alerta.

O Francês e sua família foram retirados de sua residência na Aldeia e levados para um local mais isolado.

Ele está com passagem comprada para retornar à França no dia 29 e não é considerado mais transmissor da doença, por ter passado 14 dias de contágio.

Ele aguarda autorização da Anvisa para a viagem.

Segue o comunicado emitido pela SESAI na integra:

Boa tarde Comunidade.
Mediante a situação que envolve o francês, recebemos agora pouco a equipe de saúde médica do município e da SESAI, que confirmou através dos exames realizados, resultado POSITIVO PARA O COVID-19 O CORONAVÍRUS.

A equipe de saúde responsável para acompanhar e monitorar esses casos na comunidade, informa que o Francês, não é mais considerado um agente de risco por ter passado os 14 dias.

Ele continuará em tratamento e em isolamento e fará novos exames para atestar novo resultado.

Informa também que as pessoas que fazem parte de seu grupo familiar fizeram os exames e aguardam o resultado.

Todos na casa dele estão sob supervisão da vigilância sanitária do município juntamente com a SESAI, e estão cumprindo de forma rígida a quarentena, assim como o isolamento social, ou seja, não estão saindo de casa, muito menos tendo contato com pessoas da comunidade.

Vale esclarecer a todos os moradores que desde quando fomos informados sobre a situação do francês que estaria doente, notificamos o caso às autoridades de saúde competentes, procuramos a família junto a equipe médica que orientou a família, portanto eles estão cumprindo as solicitações.

Nesse momento solicitamos também o Francês juntamente às autoridades seu retorno ao seu país de origem.

Para que fique bem claro, nesse momento, toda e qualquer viagem para o exterior precisa-se de uma autorização e como solicitado, o Francês está com passagem comprada para esse domingo dia 29 de março, aguardando autorização da ANVISA, uma vez que a Secretaria de Saúde já o tenha liberado.

Contudo, é de extrema importância que todos saibam que oficialmente o resultado do exame foi apresentado dia 26 de março de 2020, aproximadamente entre às 13 e 14 horas, estamos nos pronunciamos agora, após todas as medidas de segurança serem tomadas.

A sua preocupação também é nossa preocupação, mas procuramos agir com cautela para evitar maiores prejuízos.

E para evitar maiores transtornos, do mesmo modo para preservar a segurança da família e da comunidade informamos que a família do Francês sairá da comunidade para cumprir o período de quarentena em local distinto fora da Aldeia.

A qualquer outra pessoa que não faça parte do grupo familiar dele, mas que teve algum contato com ele e vem apresentando algum sinal de febre alta, tosse seca, coriza, dor de cabeça, dor de garganta, diarreia e falta de ar, deverá procurar o posto médico.

Embora tenham pessoas circulando livremente na Aldeia e na rua, assim fazendo visitas e recebendo visitas, contudo esse comportamento foge da competência de administração dessa liderança, pois está faltando sensibilidade e responsabilidade dos moradores de seguir as recomendações de saúde e segurança para si mesmo e sua família.

Quanto o recebimento de visitas em suas casas, cabe a cada um essa conscientização, pois você não sabe se a outra pessoa está contaminada e ela pode trazer a contaminação para sua casa.

Só lembrando que Cacique e Liderança não são médicos, portanto não podem dar resultados médicos, como muita gente vem fazendo.

Estamos fazendo o possível para proteger a comunidade, colando em risco nossa própria saúde, e muita gente desrespeitando as normas, portanto cabe a cada um se proteger.

Sigam as orientações de higiene, lave as mãos, se mantenham afastados das pessoas, saia de casa de for realmente necessário.

Se você se cuidar, estará cuidando de todos e que Deus cuide de cada um nós.
Fica em casa!

Comente com Facebook