Epidemia de Fake News leva desinformação e propaga o medo em Porto Seguro

Fake News

“Chá de erva-doce cura o coronavírus”; “Analista israelense especializado em guerras biológicas afirma que novo coronavírus foi fabricado em laboratório chinês”; “Cuba criou vacina contra coronavírus”.

Essas são algumas das notícias falsas compartilhadas sobre a pandemia do coronavírus nas redes sociais brasileiras.

Em Porto Seguro, por exemplo, está circulando nas redes sociais desde a manhã desta quarta-feira (25), um comunicado da Secretaria Municipal de Saúde que diz que o município já se encontra com 12 casos confirmados do Covid-19.

A reportagem do Namidia News apurou a informação e constatou que o anúncio é falso. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a cidade tem oito casos confirmados da doença. (Relembre aqui)

Leia mais após a foto

Fake News em redes sociais

Para barrar esse fluxo de desinformação, agentes de saúde, órgãos oficiais, pesquisadores e jornalistas estão trabalhando incessavelmente.

O Ministério da Saúde criou um aplicativo e um site apenas para tratar do tema coronavírus. Até as plataformas de redes sociais anunciaram medidas especiais nesse sentido, como direcionar buscas sobre a doença a sites oficiais.

Na linha de frente dessa onda de desinformação, os jornalistas do Namidia News trabalham para verificar e desmentir boatos que circulam nas redes.

Desde que começou a epidemia de coronavírus, o fluxo de trabalho desses jornalistas aumentou para poder levar informação com veracidade e credibilidade ao leitor.

Casos na Bahia

O número de casos confirmados da covid-19 na Bahia subiu para 84, segundo boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). (Relembre aqui)

Segundo informações da secretaria, os casos positivos foram registrados em: Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (1); Conceição do Jacuípe (1); Conde (1); Feira de Santana (8); Itabuna (1); Jequié (1); Juazeiro (2); Lauro de Freitas (3); Porto Seguro (8); Prado (2); São Domingo (1); Teixeira de Freitas (1); e Salvador (52).

Casos no Brasil

O Brasil chegou a 2.201 infectados pelo coronavírus (causador da doença Covid-19), segundo balanço diário divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira, 24. Em apenas um dia foram mais de 300 casos confirmados.

Total de pacientes infectados pelo coronavírus Sars-Cov-2 no Brasil 

Da redação do Namidia News, com informações do Bem- Estar

Comente com Facebook