Autistas serão incluídos nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19 na Bahia

Nesta quinta-feira (22), o secretário estadual da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, anunciou ao BNews que autistas serão incluídos nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19 no Estado.

De início, serão incluídas as pessoas com graus mais elevados do autismo e que são incapazes de usar a máscara. Assim, a imunização diminuiria o risco de infecção para si mesmos e para a sociedade.

Na terça-feira (20), a inclusão já se iniciava. No dia, o secretário se reuniu ao vice-presidente da Associação de Amigos Do Autista da Bahia (AMA-BA), Leonardo Martinez, e admitiu que iria incluir tal grupo na lista prioritária da vacina.

De acordo com Martinez, o intuito é incluir todos os autistas, mas existe o argumento que há outros grupos de pessoas com comorbidades e deficiências na fila, e poucas doses do imunizante. Dessa forma, ele enxerga como “razoável” a inclusão imediata apenas das pessoas com graus de autismo moderado e severo, além daqueles com hiperreatividade ou hiporreatividade sensorial.

“O correto seriam todas as pessoas com autismo, mas já será um grande avanço a inclusão imediata dos autistas moderados, severos, além dos que possuem distúrbios sensoriais, que de fato são os mais vulneráveis e que sofrem maior risco”, finalizou Leonardo Martinez.

Fonte: Da Redação Namidia News com informações de Bnews

Comente com Facebook