Home BAHIA Antes de tomar a 2ª dose, primeira vacinada na Bahia pega covid

Antes de tomar a 2ª dose, primeira vacinada na Bahia pega covid

A enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinho, de 53 anos, que foi a primeira pessoa vacinada contra a covid-19 na Bahia, foi infectada com a doença antes de tomar a segunda dose do imunizante. Ela está internada no Instituto Couto Maia, onde trabalha na linha de frente contra a doença.

Segundo a diretora geral do hospital, Ceuci Nunes, afirmou que a enfermeira está bem, usando pouco oxigênio, e o que aconteceu com ela é que o imunizante precisa das duas doses para atingir a sua eficácia máxima e respeite a chamada “janela imunológica”, ou seja, o tempo do organismo produzir anticorpos, que leva, no mínimo, 20 dias.

A enfermeira Maria Angélica recebeu a primeira dose da CoronaVac, que tem eficácia geral de 50,38% e reduz em 78% dos casos leves e até 100% das internações em estado grave. A médica alerta para que as pessoas continuem tomando medidas preventivas, como distanciamento e uso de máscara, mesmo após a imunização.

Especialistas afirmam que, mesmo após a vacina, é necessário que pelo menos 60% da população esteja imunizada para reduzir a circulação do vírus.

Fonte: SBT News

Comente com Facebook