4 dicas para cuidar bem dos dentes durante a pandemia

A pandemia nos trouxe muitas preocupações em relação à saúde. Mas o que fazer para cuidar dos dentes neste momento? Acompanhe agora 4 dicas para um sorriso saudável durante a pandemia!

A pandemia do covid-19 fez com que as pessoa se preocupassem ainda mais com a saúde, tendo como prioridade a prevenção com máscaras e uso de álcool em gel.

Praticamente todo mundo teve de fazer uma mudança radical em sua rotina, academias fecharam, parques, transporte público e praças interditadas e por aí vai. Sendo assim, foi preciso repensar a maneira com que se cuida da saúde, principalmente mental e física.

Mas e quando o assunto é saúde bucal, o que precisa ser feito? Como mantê-la em dia para sorriso e corpo saudáveis?

Veja agora 4 dicas de como cuidar dos dentes durante a pandemia e deixá-los saudáveis e e bonitos!

1 – Foco na alimentação

A alimentação é responsável por fazer o corpo funcionar bem, então deve ser prioridade.

Durante a pandemia, momento em que muitas pessoas estão literalmente presas em casa, o consumo excessivo de açúcar é ainda mais perigoso, pois é um estimulador da ansiedade, além de prejudicar os dentes.

Bom, um docinho de vez em quando faz até bem para a cabeça, mas no geral, o consuma com moderação e prefira uma alimentação equilibrada com micro e macronutrientes.

Os benefícios da alimentação equilibrada são muitos, sendo os principais:

  • Bom humor;
  • Dentes e gengivas saudáveis;
  • Controle do peso corporal;
  • Saúde mental;
  • Prevenção de doenças bucais.

Observação: é preferível que a reeducação alimentar seja acompanhada de um profissional formado em nutrição. 

2 – Continue indo ao dentista

Se o assunto é saúde bucal, não tem como ignorar as visitais frequentes ao dentista do seu plano odontológico.

Os dentistas são os grandes responsáveis por realizar procedimentos corretivos e principalmente, preventivos, que devem ser sempre o foco de quem quer ter um sorriso saudável e estético.

Uma boa dica é contar com um convênio odontológico em vez de fazer consultas particulares. Assim é possível contar com atendimento 24H, inclusive emergenciais, sem pagar a mais por isso.

Os maiores benefícios de dentistas que atendem por convênio são:

  • Diversos tratamentos inclusos na mensalidade;
  • Profissionais capacitados;
  • Uso recorrente;
  • Convênio dental familiar;
  • Dentre outros.

3 – Foque ainda mais na higiene diária

Escovar os dentes três vezes ao dia é uma das partes básicas que englobam a higienização bucal, ou seja, é preciso realizá-la com atenção e somente ela não basta.

Sendo assim, na consulta com o profissional especializado peça recomendações sobre a escova dental a ser utilizada.

Dentistas defendem que as melhores escovas são as que possuem cerdas pequenas, finais e macias, para que a gengiva não seja agredida e a limpeza entre os dentes seja realizada da forma mais apropriada.

Certifique-se também se o enxaguante bucal que você utiliza atualmente é o mais apropriado.

4 – Não ignore o fio dental

Normalmente o  fio dental usado apenas para auxiliar a higienização ou em casos isolados, mas ele é primordial para uma limpeza completa e assegurar a saúde bucal.

Dentistas defendem que o fio dental necessita de ser utilizado diariamente antes da escovação. No entanto, sua função é retirar resíduos presos entre os dentes, onde a escova não alcança. 

A fim de utilizá-lo de modo correto, é indicado que o fio seja aplicado e passado suavemente entre os dentes e sem contato com o tecido gengival.

Vale dizer que: O sangramento na gengiva, após o uso do fio dental, não é normal. Se isso ocorrer recorrentemente procure o periodontista de convênios odontológicos especializados.

Conclusão

Neste conteúdo você descobriu 4 maneiras de manter seus dentes saudáveis durante a pandemia e cuidados recomendáveis para seguir na quarentena!

Sendo assim, neste período de isolamento, priorize uma alimentação equilibrada, vá ao dentista regularmente,  tenha uma alimentação equilibrada, reforce a higiene diária e use o fio dental antes das escovações.

Este conteúdo aborda medidas comprovadamente eficazes e recomenda por especialistas no assunto, porém não exclui a necessidade de consultas regulares com dentistas preparados para analisar cada caso.

Por fim, aproveite a quarentena e o tempo em casa para cuidar ainda mais de sua saúde mental e física. Pois elas são importantes em todos os momentos da vida.

Conteúdo produzido por Ideal Odonto.

Fonte: Namidia News

Comente com Facebook