Assistentes sociais de Porto Seguro relatam rotina diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)
Pouca gente sabe, mas essa profissão é de fundamental importância no que se refere às políticas sociais, sobretudo na área da saúde.
Em meio a pandemia da Covid-19, profissionais dessa categoria estão trabalhando junto às famílias das pessoas hospitalizadas. Dessa forma, eles atuam na perspectiva de garantir seus direitos perante à constituição e também na humanização dos procedimentos.
O Serviço Social faz parte do rol das profissões da saúde, mas não se restringe apenas a ela. Assim, isso acaba reforçando a importância do seu trabalho em situações de emergência como o combate à pandemia do coronavírus.
Adenisia Lacerda
A assistente social Adenisia Lacerda, enfatiza a importância da categoria no âmbito da saúde e também das políticas sociais. “Em tempos de pandemia, não desisto avanço acreditando que dias melhores virão, mesmo tendo uma familia me esperando no fim de cada plantão, estamos juntos nesta batalha.”
Adenisia tem 8 anos de atuação no Hospital Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro ja trabalhou por 2 anos no centro POP e atualmente tutora e coordenadora de estágio na materia de Serviço Social da Universidade Anhanguera.
O Código de Ética da profissão reforça a atuação do assistente social que encontra-se trabalhando diretamente na linha de frente do enfrentamento à Covid-19. Assim como médicos e enfermeiros, o profissional também enfrenta uma série de barreiras.
Assim, nessa nova realidade, o assistente social possui o desafio de administrar a não presença dos familiares nos leitos hospitalares e hospitais de campanha.
Ione Naziozeno
Ione Naziozeno conta que “Ser assistente social é ter o comprometimento, ética e amor pela profissão, pois, poder contribuir com a transformação de vidas é muito desafiador , porém, gratificante. Em tempos de PANDEMIA, todas nós que ao escolhermos essa profissão, entendemos que podemos atender ao chamado dessa linda missão de garantir o acesso aos direitos dos cidadãos garantido em lei, bem como, intermediar e acolher da melhor forma possível nessa hora extremamente difícil para todos nós enquanto cidadãos.”
Ione atua a 07 anos, atualmente é assistente social do hospital Deputado Luís Eduardo Magalhães em Porto Seguro.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. Esse público é mais um segmento que passa pela intervenção do profissional de Serviço Social.
De acordo com dados do IBGE 2019 (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas nessa faixa etária. Só para se ter ideia, esse número representa 13% da população do país.
“Uma nova postura precisou ser adotada pelos profissionais que atuam diretamente com os idosos, sobretudo em período de pandemia. Estar atualizado com as recomendações dos órgãos competentes é indispensável para ser um profissional comprometido com os princípios éticos da profissão.”
Mara Pereira
“Há exatamente dois anos de atuação no setor que mais abrange as necessidades do usuário, o Benefício Eventual é onde as atividades individuais, que não podem deixar de ser realizadas pelos profissionais de serviço social no contexto da pandemia, passam pelos preceitos do Código de Ética Profissional, ressaltando nossos princípios de compromisso e defesa intransigente dos direitos humanos dos trabalhadores e das trabalhadoras, observando ainda, os protocolos de prevenção, aderindo a modalidade de agendamento, dando preferência para os casos prioritários e realizando visitas domiciliares.
É com este intuito que o setor de Benefícios Eventuais, é de grande importância para a população de Porto Seguro nesta pandemia do covid 19.
Concomitante ao acima exposto, deve-se ainda estarmos atentos e cientes das orientações emanadas pelos órgãos nacionais e Internacionais em relação as medidas de prevenção no enfrentamento a Covid-19, visando a saúde coletiva e a Assistência Social para todos.
O setor é composto pelo Coordenador e Assistente Social o Sr. Acsander Nantes e Lucimaria Pereira Assistente Social.”
Mara Pereira atua no setor de Benefícios Eventuais da secretaria de assistência social de Porto Seguro.
Rosemara Moreira David
“Essa não é uma tarefa fácil, quando o que está em jogo é o amor de uma relação interpessoal. Diferente de internações rotineiras, onde o ideal é que exista um companheiro, hoje, o fato de existir a preservação da saúde do próximo fala mais alto”, pontua a coordenadora do setor da Assistência social do hospital Deputado Luís Eduardo Magalhães, atua a 28 anos na área.
“Temos o trabalho fundamental de possibilitar o acesso aos direitos às pessoas que procuram ou estão em nossos espaços de trabalho. Por meio do nosso saber técnico, nossa ampliação de conhecimento da rede e das nossas articulações, oportunizamos acesso a serviços e políticas públicas como saúde, previdência, assistência social, orientações sobre documentação, auxílio emergencial, justiça, entre outros”, explica a coordenadora e assistente social.
Redação Namidia News
Comente com Facebook