PUBLICIDADE

Com bloqueios nas estradas, pacientes perdem cirurgias e tratamentos de câncer

Apesar da maioria dos protestos antidemocráticos que impedem o tráfego em rodovias de todo o País já terem parado de obstruir as vias, um rastro de prejuízos para pacientes que precisam se deslocar para consultas, exames e tratamentos de alta complexidade, como cirurgias oncológicas, quimioterapia e hemodiálise.

Há relatos de doentes que, por causa dos bloqueios, perderam atendimentos que demoraram meses para conseguir agendar.

As manifestações atrapalham ainda a entrega de medicamentos e insumos para hospitais, laboratórios e clínicas, que já observam queda nos estoques, além de dificultar a chegada de profissionais da saúde aos seus locais de trabalho.

Em Florianópolis, crianças com câncer perderam sessões de quimioterapia por ficarem presas nas estradas de Santa Catarina, um dos Estados mais afetados pelas manifestações antidemocráticas.

Segundo relato feito pela oncologista pediátrica Amanda Ibagy nas redes sociais (do vídeo acima), as crianças não conseguiram chegar a tempo na segunda-feira, 31, e só puderam comparecer nesta terça, 1º, ao “provarem” para os manifestantes que tinham câncer.

Uma das mães de paciente pediu que a equipe médica enviasse o documento detalhado para ela reconhecer a autenticidade em cartório para mostrar aos manifestantes e à Polícia Rodoviária Federal nos dias das próximas sessões de quimioterapia.

Ainda em Santa Catarina, a Prefeitura de Navegantes informou que profissionais da saúde não estavam conseguindo chegar aos postos de saúde. Ao menos três Unidades Básicas da Saúde (UBS) do município estavam sem médico na manhã de terça (1).

Fonte: CorreioBraziliense

Leia mais

PUBLICIDADE