Retomada de voos: oferta de voos para Porto Seguro sobe consideravelmente em junho

Em cidades turísticas como Porto Seguro, a oferta de voos sobe consideravelmente também em junho.

A recuperação do tráfego aéreo da Bahia, reduzido com a pandemia, ganha impulso em junho e julho para atender a demanda de turistas em temporada de férias. Várias frequências operadas pelas grandes companhias serão reativadas, tanto para o aeroporto de Salvador como para os de cidades do interior. Além disso, novas rotas serão inauguradas este mês de junho, tendo como destino as cidades de Mucugê, na Chapada Diamantina, e a Ilha de Comandatuba, no município de Una (sul do Estado).

Na esfera internacional, está prevista a volta dos voos da Air Europa de Madri para a capital baiana, no dia 20 de julho. A principal novidade no setor aéreo baiano, no entanto, é a entrada em operação da empresa ITA, do Grupo Itapemirim, que, no dia 30, estreia um voo ligando o aeroporto de Guarulhos (SP) a Salvador, com escala em Porto Seguro.

“A retomada de voos é fundamental para o incremento de nossas atividades turísticas nesta fase em que muitos estão de férias, mas sempre com a preocupação de seguir os protocolos e as determinações de cuidado com a saúde e a segurança de todos”, afirma o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar.

Depois de reativar seu hub em maio, no aeroporto de Salvador, com o retorno de voos para seis destinos, a Gol Linhas Aéreas volta a operar mais seis frequências para a capital a partir de 18 de junho. Neste dia serão retomadas as ligações com Teresina e João Pessoa. No dia 19, voltam as operações com Palmas (TO) e Porto Alegre. Já no dia 2 de julho, serão retomadas as ligações da capital baiana com Curitiba e com Petrolina.

Segundo a Vinci Airports, serão, da companhia, três frequências semanais provenientes de Teresina, aumentando para quatro a partir de julho; quatro por semana, de João Pessoa; três por semana, de Palmas, aumentando para quatro a partir de julho; cinco por semana, de Porto Alegre; seis, de Curitiba, e seis, de Petrolina. A meta da Gol é retomar todos os 25 destinos operados a partir de Salvador até meados de julho.

Base do hub do Gol, o Salvador Bahia Airport, administrado desde 2018 pela Vinci Airports, foi apontado como o Aeródromo Mais Sustentável do Brasil pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O reconhecimento deve-se às muitas ações ambientais implementadas no local. Com as obras de modernização e ampliação do terminal, a capacidade de passageiros passou de 10 milhões para 15 milhões por ano.

Também a Azul Linhas Aéreas Brasileiras contribui para a retomada de vôos na temporada de férias. A companhia informa por meio de sua assessoria que, no comparativo entre junho e julho, Salvador passará de 19 para 24 voos diários. Ilhéus passa de um para quatro e Porto Seguro de quatro para 10. A Bahia contará com quase 40 voos por dia da Azul, de e para o estado.

Interior

Em cidades turísticas como Porto Seguro, a oferta de voos sobe consideravelmente também em junho. Segundo a coordenadora de Operações Aeroportuárias do aeroporto da cidade, Adriana Vieira, a média de voos passa de 288 em maio para 410. O município passa a contar também com os voos da ITA, procedentes de Salvador e Guarulhos (SP), a partir do dia 30, e de Confins (MG) e do Rio de Janeiro, em julho.

A concessionária do Aeroporto de Ilhéus informa que, durante o mês de junho, a companhia Azul prevê voos interligados ao aeroporto de Confins (MG) e a retomada da rota com o aeroporto de Salvador (BA). As companhias Gol e Latam preveem voos entre a cidade e o aeroporto de Guarulhos (SP) e a VoePass entre Ilhéus e a capital baiana.

Já no mês de julho, além das rotas citadas, a Azul deve retomar as operações com o aeroporto Viracopos (SP) e incluir o aeroporto Santos Dumont (RJ) como novo destino, enquanto a Latam estima a inclusão de Congonhas (SP) em sua malha aérea. As previsões, no entanto, podem ser alteradas a qualquer momento por decisão das companhias.

No aeroporto de Vitória da Conquista, segundo a concessionária, estão previstos, pela Azul, durante o mês de junho, voos de e para Confins (MG) e a retomada da rota entre Salvador (BA), destino também operado pela VoePass. A Gol deverá continuar operando a rota com o aeroporto de Guarulhos (SP).

Já no mês de julho, além dos destinos citados, a Azul prevê a retomada da ligação com Viracopos (SP) e a Gol incluirá nova frequência para Guarulhos (SP) com pernoite em Conquista. A concessionária adverte, no entanto, que a malha aérea pode ser alterada a qualquer momento por decisão das companhias.

Itapemirim

Salvador e Porto Seguro foram escolhidos como destinos na semana de estreia da ITA Transportes Aéreos, companhia do Grupo Itapemirim que no dia 30 de junho lança um voo interligando a capital e as cidades de Porto Seguro e São Paulo (Guarulhos). As viagens serão diárias, utilizando aeronaves Airbus A 320 com mais espaço entre as poltronas. Não será cobrado o embarque de bagagem com até 23 kg.

As passagens de Confins para Salvador estão à venda no site e em agências de viagens credenciadas. No site estão à venda também passagens do Galeão (RJ) para Porto Seguro, em julho, e de Salvador para o Galeão.

Internacional

Depois da volta, em abril, das operações da TAP entre Lisboa e Salvador, outro voo internacional, suspenso com a segunda onda da pandemia, vai retornar. No dia 20 de julho, a Air Europa reativa a rota entre Madri e Salvador. Será, a princípio, uma frequência semanal, às terças-feiras, com chegada a Salvador às 19h50 e partidas para Madri na quarta-feira, às 15h30. A partir de setembro, segundo o diretor-geral da companhia, Romero Gonzalo, será reativada a segunda frequência, aos domingos.

Fonte: Redação Namidia News, com informações de Ascom/Setur.

Comente com Facebook