Jararaca é resgatada em Porto Seguro

Na manhã desta segunda-feira (21), a equipe de Fiscalização Ambiental resgatou uma cobra da espécie Jararaca, próximo a praia de Itacimirim na orla norte de Porto Seguro, o animal foi solto em uma mata próximo a CEPLAC.

A espécie Jararaca é uma serpente peçonhenta de escamas amarronzadas a cinzas. Possuem fosseta loreal (órgão que detecta calor e a presença de presas), olhos com pupilas fendidas e cabeça triangular. Seu tamanho pode chegar a aproximadamente 1,2 metros.

A peçonha (secreção venenosa) da Jararaca possui substâncias que causam hemorragia e necrose podendo ser necessário, em casos graves, a amputação de membros afetados. Espécie bastante agressiva e sua cor a torna difícil de perceber no ambiente (camuflagem).

Endêmica no Brasil, é encontrada nos estados do Maranhão, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Sua alimentação é constituida por roedores e aves. Além disso, uma curiosidade é que a reprodução da Jararaca é vivípara (até 35 filhotes).

Status de conservação (IUCN): Não ameaçada.

Fonte: Namidia News

Comente com Facebook