“Foi um grande desafio, mas valeu demais” diz Jornalista Gabirú sobre a obra Pandemia em alto mar

Premiado na categoria Artes Integradas, do edital Calendário das Artes 2020 – 8ª edição, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, o projeto Pandemia em alto mar, oriundo de Porto Seguro, é assinado pelo artista Fernando Freire, mais conhecido como Gabirú.

A proposta possibilita a produção em vídeo da leitura encenada da comédia Pandemia em Alto Mar, de Fernando Freire, valorizando ao máximo os recursos da sonoplastia, iluminação e interpretação.

A leitura encenada passou por edições que possibilitaram a inclusão de efeitos sonoros essenciais para a narrativa.

Em tempos de pandemia e isolamento social, a arte entrou nas casas das pessoas com intensidade sem precedentes através das plataformas virtuais. Hoje, produções artísticas digitais são mais do que apenas uma possibilidade de entretenimento ou tão-somente uma opção de lazer. Elas se tornaram necessárias.

Para Gabirú, “a proposta vai estimular produtores culturais a também experimentarem essa inédita e inovadora concepção artística, que une o teatro e a linguagem audiovisual, além de oferecer no ambiente virtual uma nova experiência ao público, que poderá se emocionar, refletir e, sobretudo, rir em momentos tão difíceis”.

Como foi interpretar três personagens?


“Foi um grande desafio, mas valeu demais”
Para Fernando “Gabiru” Freire, ator e autor da Pandemia em Alto Mar”, interpretar os três personagens da história “foi um desafio que me fez tremer nas bases.
Não foi fácil. Mas valeu a pena”.


SATISFEITO COM RESULTADO?

Sim. Foi uma experiência inédita para toda nossa equipe (Kenji Yamagoshi, Alexandre Fonseca, Gessé Bonfim, Ricardo Nascimento, Cristiano Freitas). Apesar dos inúmeros contratempos (parte das filmagens foram feitas no auge da pandemia), ficamos satisfeitos com o resultado. Acredito até que criamos algo totalmente inovador: o TRIÓLOGO.
Freire explica que “diferente do monólogo, que é uma peça escrita para um ator representar um personagem, no “triólogo” são três personagens a procura de um ator”.

Se você ainda não assistiu a “Pandemia em Alto Mar” (TV FUNCEB – Canal do Youtube) assista antes que tirem do ar:

Pandemia em alto mar traz a história de um pequeno grupo de pessoas que para escapar de uma ‘doença misteriosa’, que está assolando cidades no mundo inteiro e ameaçando exterminar a humanidade, decide fugir da cidade onde vivem para o alto mar numa embarcação previamente abastecida com toneladas de alimentos.

“Pandemia em Alto Mar” de Fernando Freire é baseada livremente na peça “Em Alto Mar” de Slawomir Mrozec.

Quem é Fernando Freire, o Gabirú?

Gabirú foi aluno da primeira turma do curso de “Bacharelado em Artes Cênicas” na Fundação Brasileira de Teatro (Faculdade Dulcina de Moraes) em Brasília. – Autor da peça “A Volta do Urubu Gabiru” encenada em 1984 do Teatro Nacional em Brasília, peça premiada em concurso do Instituto Nacional de Artes Cênicas (INACEN).

Em 1986, foi diretor do “Projeto Rádio Teatro Educadora” na rádio Educadora da Bahia FM (IRDEB), com coordenação de José Henrique Barreto. Foram ao ar as peças radiofônicas: “O Berço do Herói” de Dias Gomes com os atores Bertrand Duarte e Júlio Góes, “Piquenique no Front” de Fernando Arrabal com os atores Filinto Coelho e Ricardo Bittencourt, entres outras.

Redação Namidia News

Comente com Facebook