Coronavírus: Secretaria de Saúde de Porto Seguro divulga boletim com novos dados


Na noite desta quinta-feira (7),a prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou um novo boletim epidemiológico com dados atualizados da Covid-19.

Nota de esclarecimento do primeiro boletim epidemiológico da nova gestão.

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Seguro informa que no período de 14/03/2020 a 07/01/2021 foram notificados 22.052 casos de COVID-19, sendo 9.054 casos descartados, 4.405 confirmados e 8593 casos suspeitos, classificados como síndrome gripal, com um percentual de 97,5% de recuperados entre os suspeitos e confirmados de COVID-19, sendo 84 óbitos acumulados desde março/ 2020.


Consideramos 231 casos em isolamento domiciliar, pela informação da vigilância epidemiológica do municipio, sendo casos monitorados com teste positivo acrescidos dos casos do dia.

De acordo com o Ministério da Saúde (2020), o quadro clínico da COVID-19 é caracterizado inicialmente como uma síndrome gripal (SG), apresentando pelo menos dois (2) dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, diarréia, mialgia, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos, podendo ser diagnosticado através de investigação clínico-epidemiológica, além de uma correta anamnese e exame físico adequado ao paciente.

Os casos suspeitos e confirmados de COVID-19 podem ser classificados de acordo com os sinais e exames realizados por critérios clínicos, laboratorial, epidemiológico ou por imagem.

A partir de 07/01/2021 o boletim epidemiológico municipal da COVID-19 foi atualizado incluindo novas informações substituindo a nomenclatura de Síndrome gripal e incluindo as várias formas de avaliação para incluir como casos suspeitos ou confirmados da COVID-19.

Os profissionais de saúde deverão informar à vigilância epidemiológica quando um desses critérios for utilizado, haja vista os 10 casos considerados por critério clínico-imagem, recentemente considerados.

Comente com Facebook