Município de Cabrália garante educação de qualidade desde a primeira infância

É na educação infantil que cada pequena descoberta se torna um grande aprendizado. Imagem Well D´ Souza

Desde 2012, a partir da lei 12.602, o Brasil tem instituído a Semana nacional da Educação Infantil, e a data de 25 de agosto, como o Dia Nacional da Educação Infantil, sendo essa data escolhida em homenagem a Dra. Zilda Arns,  considerando todo o trabalho assistencial para as crianças desenvolvido pela Dra. Zilda, e reconhecendo ser justa a homenagem às suas ações. Infelizmente no Brasil, a Educação Infantil foi tardiamente reconhecida como uma política pública educativa e como primeira etapa da educação básica;  somente no final do século XX teve um financiamento próprio; e ainda, no qual os índices de matrículas nessa etapa educativa ainda são desafiantes.

De acordo com o autor da lei, senador Cristovam Buarque (PDT – DF), a intenção era chamar atenção da população para a importância do  cuidado às crianças pequenas já antes de irem para a escola.

Educação infantil . Imagem de Andreas Lischka por Pixabay

É na educação infantil que cada pequena descoberta se torna um grande aprendizado. São conquistas que trarão outras maiores no processo educativo da criança. É nessa fase que se inicia as primeiras leituras não só, do mundo letrado como também para o mundo como um todo.

A criança, no processo de educação, é sujeito histórico e de direitos. Nas instituições de Educação Infantil, ela desenvolve-se pelas relações e práticas educativas e pelas interações estabelecidas com adultos e crianças de diferentes idades.

É importante ressaltar que a Educação Infantil como direito no Brasil, foi resultado de muitas lutas sociais. Muitas conquistas foram feitas ao logo do tempo, mas ainda há muito que se fazer para que todas as crianças tenham direito a Educação Infantil que compreende a faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses. E para isso é preciso que se tenha um trabalho de parceria escola e família, pois a casa é a primeira escola de uma criança.

Divisão da faixa etária e nomenclatura

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular –  BNCC da Educação Básica, a divisão da faixa etária e a nomenclatura usada para os segmentos da Educação Infantil foram alterados, levando em consideração as especificidades necessárias a cada um dos grupos etários que constituem os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento desta etapa.

Assim, a divisão etária é estruturada de acordo com a imagem abaixo:

Em Santa Cruz Cabrália os arranjos para ampliar o número de vagas, vem ganhando novas estratégias para garantir que todas as crianças dessa faixa etária  tenham direito a Educação Infantil.  O município vem investindo alto na tecnologia na área educacional, para que dessa forma possa facilitar as matrículas de todas as crianças.

Com isso, entende-se que a Educação Infantil, etapa primeira da formação escolar é, sobretudo, preponderante para a inserção da criança no meio social e para tal passar a conviver com outros em etapa semelhante. Desse modo, a Rede Municipal de Ensino de Santa Cruz Cabrália a cada dia vem trabalhando para que o direito de estar, permanecer e fazer parte desse mundo novo das crianças, seja garantido.

Especial para Namidia News

Comente com Facebook