Jovem de Porto Seguro faz ‘Vaquinha’ para conseguir cirurgia no joelho

Ruptura de ligamentos

Daniela Vitoria Pereira de 22 anos e natural de Porto Seguro pede ajuda para poder realizar uma cirurgia no joelho no valor de R$13 mil.

A dançarina sofreu uma entorse no joelho direito e com isso houve rompimento no ligamento cruzado anterior e ruptura do menisco em um festival de dança no dia 18 de agosto de 2019 e desde então não consegue esticar nem encolher a perna.

Daniela que trabalhava como recreadora de lazer em um Resort na Orla Norte de Porto Seguro, recebeu o diagnóstico após uma ressonância que fez em uma clínica de Eunápolis.

O SUS faz a cirurgia, mas segundo a dançarina, ela está na fila de espera há quase 06 meses e sofrendo com dores diariamente.

“Através de ajudas de algumas pessoas, consegui uma consulta com um médico especializado no caso, e ele avaliou minha cirurgia no valor de 13 mil reais, como não tenho condições de pagar isso sozinha, quero pedir ajuda de todo mundo na ‘Vaquinha’”, disse Daniela.

“Caso alguém tenha dúvidas do meu caso, posso estar enviando todos os exames e laudos médicos para verem que realmente é verdadeira a minha história. Nesse meio tempo estou parada, não estou passando por dificuldades graças a Deus minha família e meu marido estão sempre comigo”, concluiu ela.

Quem tiver interesse em ajudar na ‘Vaquinha’ é só clicar aqui

Entenda mais sobre entorse no joelho

As entorses do joelho ocorrem quando há ruptura dos ligamentos que prendem o osso da coxa (fêmur) ao osso da canela (tíbia).

Os amortecedores de cartilagem (meniscos), que atuam como absorvedores de choque no joelho, também podem ser lesionados.

  • As lesões do joelho são frequentemente causadas pela flexão ou rotação do joelho quando o pé se encontra apoiado no chão.
  • O joelho costuma ficar dolorido e inchado.
  • O diagnóstico é geralmente baseado nos resultados do exame físico.
  • Repousar e manter o joelho imóvel é frequentemente o único tratamento necessário, mas, às vezes, lesões graves precisam de reparo cirúrgico.

Diversos ligamentos ajudam a manter o joelho no lugar:

  • Ligamentos colaterais: esses ligamentos, localizados em cada lado do joelho, impedem que o joelho se mova demais de um lado para outro. O ligamento colateral medial está localizado no interior da perna, e o ligamento colateral lateral está localizado na parte exterior da perna.
  • Ligamentos cruzados: esses ligamentos impedem que o joelho se mova demais para frente ou para trás. O ligamento cruzado anterior (LCA) cruza na frente do ligamento cruzado posterior (LCP) para formar um X.

Os amortecedores de cartilagem (meniscos) preenchem o espaço entre o osso da coxa (fêmur) e o osso da canela (tíbia). Eles ajudam a estabilizar e amortecer a articulação do joelho.

A articulação do joelho é formada pelo encontro de três ossos: o osso da coxa (fêmur), o osso da perna (tíbia) e a rótula (patela).

Duas cartilagens em formato de C agem como “amortecedores” entre o osso da coxa e o da perna. São chamadas de meniscos. São resistentes e flexíveis para auxiliar o amortecimento e a estabilidade da articulação.

As estruturas mais comumente lesionadas no joelho são

  • O ligamento colateral medial
  • O ligamento cruzado anterior

A direção da força contra o joelho é que determina quais estruturas sofrerão ruptura:

  • Ligamentos colateral medial e cruzado anterior: um ou ambos os ligamentos poderão sofrer ruptura se a lateral do joelho for atingida quando as pessoas estiverem apoiando seu peso sobre um pé firmemente apoiado no chão, como ocorre ao impedir um avanço no futebol americano. O dano é mais provável se também houver torção do joelho.
  • Ligamentos colateral lateral e cruzado anterior: esses ligamentos podem ser danificados quando a força contra o joelho for direcionada para fora. Este tipo de lesão pode ocorrer quando a perna é empurrada pela parte interna.
  • Ligamentos cruzados anterior e posterior:esses ligamentos podem ser danificados quando o joelho é estendido com força.
  • Meniscos: os meniscos podem ser danificados quando as pessoas colocam seu peso sobre um pé e seu joelho torce ao ser lesionado.

As rupturas do menisco causadas por esportes costumam ocorrer em conjunto com outras lesões do joelho, como rupturas do ligamento cruzado anterior.

Comente com Facebook