Serviços sociais em Cabrália não param durante a pandemia

Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Cabrália atende mais de 100 pessoas diariamente mesmo durante a pandemia / imagem Well Souza

Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Santa Cruz Cabrália atende mais de 100 pessoas diariamente mesmo durante a pandemia.

No Brasil cerca de 65 mil pessoas são atendidas através de algum serviço social, e esse numero gigante esconde na verdade muitas histórias de pessoas que, principalmente nesses dias difíceis de confinamento, ficam ainda mais ocultas, e que, se não houver um apoio de um serviço social solido e humanizado, teríamos uma país ainda mais desigual.

Por isso é tão importante para cidades como Santa Cruz Cabrália terem, o Centro de Referência de Assistência Social, conhecido pela famosa sigla CRAS; que é caracterizado como a porta de entrada das políticas de assistência social no Brasil. Nele constitui-se a rede de proteção e promoção social, evidenciando-se assim, a compreensão de que a assistência social é um dever do Estado, e em contrapartida, um direito do cidadão.

Os serviços sociais por exemplo são responsáveis justamente por encaminhar as pessoas que têm direito a benefícios como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) a terem mais dignidade e saírem do obscurantismo social

Esse atendimentos são realizados levando em conta todos os protocolos de seguranças e higiene que são requeridos. / Imagem Well Souza

Em Cabrália o CRAS, através do programa Casa da família, é a porta de entrada para os atendimentos de famílias na Secretaria de Desenvolvimento social e Cidadania, onde se faz o atendimento a pessoas em vulnerabilidade social, e na pandemia o trabalhou dobrou, pois os atendimentos se fizeram mais intensos porque aumentou o número de família que tem algum tipo de necessidade social.

Segundo a secretária Magali Bonfim, “as pessoas costumam esperar que o social faça atividades onde se envolvem muitas pessoas, mutirões com aglomeração, porém é preciso dar visibilidade ao atendimento individual diário, pois o social atende mais de 100 pessoas por dia de forma individual que são atendidas com dignidade e respeito.”

Esse atendimentos são realizados levando em conta todos os protocolos de seguranças e higiene que são requeridos.

A existência desse serviço se faz importante ´para que as políticas públicas sejam efetivadas nos municípios, garantindo assim direitos dos cidadãos e também para por fim a velha política de assistencialismo, onde se tinha a ideia de favores prestados a população, quando na verdade é uma obrigação do estado.

Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Santa Cruz Cabrália . Segundo Secretária Magali Bonfim “pessoas atendidas com dignidade e respeito.”/ Imagem Well Souza.

Da redação do Namidia News

Comente com Facebook