Prefeito Agnelo é convidado para reunião com lideranças Pataxó da Jaqueira

As lideranças convidaram o prefeito Agnelo Santos para participar desse momento tão importante em consideração a todo apoio que o prefeito vem dando ao povo Pataxó. / Imagem Ascom Cabrália

A tradicional Festa de Valorização e Reafirmação da Cultura Indígena do Povo Pataxó, Aragwaksã (que numa tradução direta para o português é : lugar de vitória), é comemorada todos os anos no dia 1º de agosto na comunidade Reserva Aldeia da Jaqueira Pataxó, em Poro Seguro, na Bahia.

Porém esse ano em sua 22ª edição, por conta da pandemia não foi possível a realização do evento, entretanto aconteceu um momento para reflexão interna com as lideranças da aldeia, seguindo todas recomendações da OMS.

As lideranças convidaram o prefeito Agnelo Santos para participar desse momento tão importante em consideração a todo apoio que o prefeito vem dando ao povo Pataxó.

O Secretário de assuntos indígenas Juari Pataxó agradeceu ao prefeito pela presença e aos parceiros que todos os anos apoia a festa para manterem a tradição.

Segundo o secretário Juari “Hoje, podemos refletir a luta Indígena no 22 Aragwaksã Pataxó na Reserva Pataxó da Jaqueira. Momento em que nos solidarizamos aos familiares que perderam seus parentes queridos pelo COVID-19, que vem trazendo grandes tristeza e preocupação ao nosso povo. Momento em que nossa comunidade se reuniu para agradecer a vida é o alimento que nunca faltou em nossas mesas diante de toda situação que estamos enfrentando.

Juari Pataxó agradeceu ao prefeito Agnelo Santos por prestigiar o momento e ressaltou o apoio que o gestor de Santa Cruz Cabralia vem dando a comunidade Pataxó.

O secretário afirmou que ano que vem a comunidade irá fazer o melhor para estar para quew o evento seja o que sempre foi, um momento de reflexão, alegria e integração. Finalizou dizendo que é grato “a nossa comunidade e aos jovens líderes da Aldeia que proporcionaram esse momento tão importante para nós. Nosso muito obrigado!”. Afirmou Juari.

Ascom Cabrália

Comente com Facebook