Campanha Outubro Rosa em Santa Cruz Cabrália


Com o título: Ei Garota, Se toque, a Secretaria de Ação Social através do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM).

Promoveram uma ação de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, ampliando assim, as chances de cura e controle da doença.

E essa ação faz parte das atividades do Outubro Rosa.

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.


A secretaria de Ação Social Magali Bonfim e coordenadora do CRAM Sandra dobs Anjos disseram que à ação foi feita para as mulheres assistidas no CRAM, e que não puderam ampliar essa ação por conta da pandemia.


A atividade contou com a participação da psicóloga Nádia Moreira que na oportunidade falou para as mulheres presentes sobre amor próprio e a importância da mulher conhecer o próprio corpo.

Que, conhecer o próprio corpo é muito importante e ir ao ginecologista acompanhar anualmente o estado de saúde é primordial.

Ter um tempo para si mesma deve ser constante. A chance de cura quando se descobre no comecinho é de 95%.
Outra participante foi a enfermeira Stefany Almeida que explicou para as mulheres presentes como fazer o autoexame e quando se deve fazer a mamografia.


A coordenadora do CRAM disse ainda que o auto exame, a mamografia devem ser cuidados de sempre da mulher e não apenas no outubro rosa.

Todos os anos no mês de outubro diversas campanhas de conscientização sobre o câncer de mama surgem pela televisão, rádios, jornais e internet.

Muitos reclamam que todo mundo já sabe de cor e salteado sobre a prevenção. Mas, como explicou a enfermeira Stefany, muitas mulheres se esquecem de fazer o autoexame e as vezes não prestam muita atenção ao próprio corpo, por isso a necessidade de se destinar um mês para que as campanhas sejam reforçadas.


IMPORTANTE: O câncer de mama também pode atingir os homens. Portanto, o autoexame também deveria entrar na rotina masculina. Converse com eles sobre isso.

Comente com Facebook