Cabrália poderá se tornar um centro de treinamento de um esporte olímpico

Neste final de semana o Secretário Municipal de Esporte, Jair Silva Santos, recebeu em Santa Cruz Cabrália, Camila Conceição Lima, Presidente da Federação Baiana de Canoagem, e Luciana Costa, Presidente da Associação de Cacaueira de Canoagem, representantes oficiais da canoagem de velocidade.

Considerada a modalidade mais tradicional de canoagem, a canoagem de velocidade é essencialmente de competição, sendo praticada em rios ou lagos de águas calmas, com 9 raias demarcadas nas distâncias de 1.000, 500 e 200 metros, apresentando como destaque absoluto no Brasil, e já classificado para os Jogos Olímpicos de Tóquio, o baiano Isaquias Queiroz, detentor de três medalhas olímpicas em 2016, seis títulos mundiais e outros seis bronzes no mesmo torneio, e revelado na cidade baiana de Ubaitaba.  Erlon de Souza, é outro baiano que também tem se destacado  como um dos maiores nomes da canoagem brasileira, mostrando o potencial da Bahia para revelar talentos da modalidade.

A importância da canoagem de velocidade vem aumentando no Brasil, e, na Bahia, a recente construção, pelo Governo do Estado, de um Centro de Treinamento de Canoagem no município de Ubaitaba, que atenderá atletas entre 8 e 18 anos da região, confirmam essa realidade.

As instalações do centro compreendem guarderia para as canoas, sala de musculação, refeitório, copa, despensa, área de serviço, sala da administração, sala de professores, sala de aula e deck flutuante. O investimento foi de mais de R$ 1,6 milhão feito pelo governo estadual 

O modelo segue o mesmo padrão adotado no primeiro centro de canoagem em Itacaré, inaugurado em julho de 2018. O terceiro está em fase de construção em Ubatã.

O Secretário Jair, ressaltou a importância do projeto. “O Prefeito Agnelo deseja apoiar na implantação de projetos que possam fomentar o Turismo e  neste, transformar Santa Cruz Cabrália num dos centros de formação de atletas olímpicos de canoagem”. A ideia é criar um projeto de iniciação esportiva em canoagem, atraindo crianças e jovens da nossa comunidade para a sua prática, proporcionando-lhes, além do mais, benefícios importantes para o desenvolvimento físico e para a formação de bons cidadãos. Sempre vimos com enorme tristeza o não aproveitamento de uma malha fluvial belíssima e de sua incrível vocação para a prática de esportes aquáticos, sobretudo os de remo.”

“Fiquei maravilhada com tudo que presenciei. A cidade é linda, e as condições do rio João de Tiba são perfeitas para a prática da canoagem de velocidade. Já sinalizamos para o Secretário Jair que envidaremos esforços

para que o projeto de criação de um centro de canoagem em Santa Cruz Cabrália se transforme numa realidade. Traremos competições para Cabrália, apresentando aos munícipes a canoagem de velocidade, e estimulando a adesão e formação de novos atletas”, destacou a Presidente da Federação de Canoagem, Camila da Conceição Lima.

Para o êxito da evento, o Secretário Jair, pôde contar com a parceria dos empresário locais, Dorival Reis, da “Ilha do Sol Complexo de Lazer”, Paulinho Peixoto Monteiro, da Agência Violeta, e Daniel Katz, presidente da Katz.

Da Redação Namidia News

Comente com Facebook