Arquiteto e urbanista premiado atua em Porto Seguro

Arquiteto e urbanista Edison Antunes:

vivibilidade com dimensão humana

Carros? Poucos e nos devidos lugares; áreas verdes e vielas com paisagismo? Muitas e “corrediças” acompanhando o movimento do sol e o fluxo do vento. O morador-cidadão prevalece na visão do arquiteto e urbanista Edison José Alves Antunes que, depois de intervenções premiadas em São Paulo, Palmas (TO) e Paris escolheu Porto Seguro para levar adiante sua missão de imaginar e criar espaços com muita vivibilidade com plena “dimensão humana”.

Em São Paulo Edison buscou a “vivibilidade” na elaboração do projeto do Boulevard Avanhandava, e o resultado foi premiado pelo prestigioso Premio Prisma, em sua edição de 2007. “Na época Edison declarou, “quem ganha é a cidade” o arquiteto e urbanista Edison José Alves Antunes dizendo-se estimulado pela premiação, e não esquece de comentar a importância dos profissionais que, na sua opinião, “para por em prática este trabalho venceram todas as dificuldades, com coragem e obstinação”.

Considerando projeto e obra, foram dedicados mais de vinte meses ao projeto, entre maio de 2005 a janeiro de 2007, lembra Edison, ressaltando ainda sua mportância: “Abrimos uma nova vertente como alternativa. Uma ferramenta urbana conhecida internacionalmente como ‘Traffic Calming’ realizou a sinergia perfeita, o redesenho do espaço público, “combinando veículos e pedestres. Quem ganhou mais? A cidade de São Paulo”, concluiu.

Se em São Paulo Edison teve que repensar um espaço existente, com pessoas, comércios e serviços já presentes no território urbano, em Palmas Tocantins ele pôde agir numa cidade que estava nascendo e que apostou em urbanistas de renome para seu planejamento. “Capital nova, os administradores resolveram confiaram espaços a vários urbanistas”, explicou Edison que elaborou a quadra AR no 21 . Uso residencial, uso misto e uso institucional dosados e interligados com criatividades em dois eixos que se cruzam formando uma espécie de grande “T”.

No conceito elaborado em Palmas por Edson, moradias, lugares de trabalho e de descanso convivem harmoniosamente integrados aos serviços públicos omo uma creche, um centro esportivo, um posto de saúde e um posto policial. Fora do país, vale lembrar as intervenções arquitetônicas e urbanísticas em Paris também foram executadas por Edison, em parceria com outros arquitetos.

Foco dos interesses atuais de Edison é a Costa do Descobrimento, onde já projetou vários empreendimentos, , “agora estou concentrado em Porto Seguro, principalmente na área do Mutá, onde nossos conceitos tomam forma em vários empreendimentos”. De acordo com Luigi Rotunno, da Imoplanet, empresa parceira de Edison, a escolha dele foi em virtude de sua criatividade em desenhar os espaços, “a visão do Edison de privilegiar espaços comuns e áreas livres em prol da ventilação e da qualidade de vida coincide com a nossa”, ressaltou Rotunno, “até quando os condomínios estão lotados, espaços, distâncias e orientaçãoes das unidades não deixam aparecer a presença das pessoas”.

Antonio Alberghini / Mídia Mutá  

Comente com Facebook