Carnaval vai ter esquema reforçado de monitoramento de sintomas de coronavírus no Hospital Luís Eduardo em Porto Seguro

O reforço nos plantões em hospitais da capital e do interior está entre as ações desenvolvidas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) no Carnaval de 2020.

Equipes farão inspeções diárias nos hospitais estaduais em Camaçari, Lauro de Freitas e Porto Seguro. Nestes hospitais, haverão unidades de saúde com o objetivo de verificar a necessidade de substituição ou suplementação de material.

Em Salvador, os hospitais Geral do Estado (HGE), Roberto Santos (HGRS), Ernesto Simões (HGES) e Subúrbio (HS) estarão prontos para receber ocorrências de maior gravidade.

Além disso, o Hospital Eládio Lasserre e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Pirajá, Curuzu e Cajazeiras serão monitoradas por profissionais. O monitoramento será feito a fim de verificar o funcionamento e possíveis necessidades de transferência de pacientes para unidades de maior complexidade.

A Secretaria da Saúde investirá cerca de R$ 2 milhões em ações relacionadas ao carnaval de 2020.

Coronavírus

A Sesab também informou que o nível de alerta das equipes de vigilância epidemiológica e sanitária para o novo coronavírus é considerado elevado e segue orientação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

A orientação da secretaria para profissionais de saúde das redes pública e privada é de redobrar a prevenção de possíveis contaminações frente a um caso suspeito. Isso inclui a lavagem frequente das mãos, usar o álcool gel e a utilização de máscaras cirúrgicas para as pessoas que tem sinais e sintomas respiratórios de síndrome gripal.

Profissionais também devem usar seus equipamentos de proteção individual (EPIs), além de ter local privativo para atendimento de casos suspeitos.

O Instituto Couto Maia (Icom), em Salvador, é a principal unidade de referência estadual em doenças infectocontagiosas e dispõe de 28 leitos com essa pressão negativa. No entanto, nem todos os casos devem ir para o Icom, só os casos considerados graves, uma vez que a infecção pelo vírus se apresenta desde a forma subclínica até as formas mais graves.

A fim de ampliar as medidas de prevenção contra infecções virais como Coronavírus, H1N1, H3N2 e Influenza B, o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, vem se reunindo com segmentos empresariais e da sociedade civil para sensibilizar sobre a importância da higiene regular das mãos e ratificar a necessidade de cumprimento da Legislação Estadual nº 13.706/2017, que determina a disponibilização de dispensadores de álcool gel por parte de estabelecimentos comerciais que prestam serviços diretamente à população.

Com informações de: Bahia Notícias

Comente com Facebook