A Campanha de combate a hanseníase e verminose nas escolas de Porto Seguro prossegue a todo vapor. O trabalho desenvolvido pela atenção básica junto ao programa de saúde na escola objetiva fazer avaliação física das crianças de 5 a 14 anos do ensino infantil fundamental I e II, de escolas municipais, estaduais, urbanas, rurais e indígenas, a fim de diagnosticar precocemente os casos de hanseníase. A ação abrange 97 escolas do município e beneficiará mais de 25.000 alunos.
Está sendo disponibilizado nas escolas um formulário que deverá ser preenchido pelos pais ou responsáveis para ajudar na busca ativa de casos de hanseníase. Neste formulário, denominado ficha de autoimagem, a família informará se identifica sinais como manchas ou nódulos na pele dos filhos.
“Os pais podem ajudar investigando o aparecimento de manchas, as informações são fundamentais para colaborar com o trabalho de busca ativa. Os casos com indicação positiva serão encaminhados para consulta e exame clínico na unidade de saúde mais próxima da casa do estudante, com prioridade de atendimento”, ressalta a Secretária de Saúde, Edna Alves.
Para o combate a verminose, a secretaria de saúde está distribuindo o albendazol, medicamento usado para combater vermes intestinais, de forma a deformar o parasita e impossibilitar a sua sobrevivência dentro do corpo.
Ascom-Secretaria de Saúde
Comente com Facebook