NOTA DE ESCLARECIMENTO
As cabanas afetadas pelas recentes inundações na foz do Rio dos Mangues vêm a público esclarecer as medidas adotadas, pautada em análise técnica e competente, para dirimir eventuais riscos e garantir a segurança da comunidade e do meio ambiente, bem como assegurar o patrimônio material e humano das empresas atingidas.
Vale destacar que, as estratégias e procedimentos adotados foram analisados e implementados de forma coletiva. Reunimos entidades do setor público, privado e civil para tomada de decisões. No dia 13/01/2025, na sede do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) foi realizada uma reunião pública/técnica que contou com a participação de especialistas e membros da comunidade. Durante o encontro, foram discutidas e deliberadas medidas emergenciais com base em critérios técnicos que resguardassem não apenas a segurança da população e a preservação ambiental, mas também os riscos de acidentes humanos e possíveis transtornos na BR-367 – curso da foz do Rio.
Reconhecemos que os órgãos envolvidos não têm medido esforços para enfrentar os desafios impostos por essa situação. Diante do exposto e de provas contundentes, ratifica-se que as ações emergenciais estão sendo conduzidas com critério técnico e transparência, priorizando a segurança da população local e o ordenamento da Foz do Rio, também sob nossa presença.
Desse modo, ficou claro para todos nós que não houve qualquer interesse ou interferência pública nas decisões tomadas, mas sim compromisso técnico focado na solução dos problemas e na proteção dos interesses coletivos. Agradecemos o empenho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Causa Animal (SEMAC), na pessoa do secretário Janio Júnior e do Instituto do Meio Ambiente Recursos Hídricos (INEMA), representado pelo coordenador da unidade regional, Vasco Queiroz. Ambos têm se mostrado incansáveis na busca por soluções técnicas que minimizem os riscos e garantam a segurança da comunidade e do meio ambiente.Esperamos continuar contando com o apoio dessas instituições para desdobramentos futuros.
Comente com Facebook