Brasileiras têm menos filhos e engravidam cada vez mais tarde, diz pesquisa

Entre mulheres de maior escolaridade, o índice é maior, já entre as brasileiras com mais de 12 anos de estudo, 45,1% têm o primeiro filho depois dos 30 anos. Entre as mulheres com menos tempo de estudo (de quatro a sete anos), a situação é inversa: 69,4% têm filhos antes dos 20. O índice de mães com menos de 19 anos caiu de 23,5% para 19,2% no mesmo período.

Em entrevista ao Brasil Post,  a diretora do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare, atribuiu o dado à tendência brasileira, vista em países desenvolvidos, de uma inserção crescente de mulheres no mercado de trabalho, além do acesso aos métodos contraceptivos.

Parto cesáreo 

Entre os índices coletados na pesquisa, chama atenção o alto índice de partos cesáreos. A tendência é crescente desde 2000. Em 2012, último ano coberto pelo estudo, mais de 67% de mães com idade entre 25 e 39 anos realizaram procedimentos cirúrgicos para dar à luz. Já entre as mães  com 12 anos ou mais de estudo, mais de 83% realizaram parto cesáreo. O número é muito superior ao índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 10% a 15%.

As taxas alarmantes levaram a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) a assinar acordos de cooperação com instituições privadas para desenvolver um projeto piloto de promoção ao parto normal.Com informações do Brasil Post.

iBahia

Comente com Facebook