Google testa função contra telemarketing no Brasil

Tecnologia de Chamadas Verificadas mostra motivo da ligação antes do usuário atendê-la.

O Google vai testar no Brasil um recurso que informa a usuários de Android o motivo pelo qual estão recebendo ligações de empresas. A função intitulada de Chamadas Verificadas tem como objetivo antecipar as informações daquele contato para que o usuário decida se irá atender ou recusar a chamada. O mecanismo promete ser útil para rejeitar ligações indesejadas de telemarketing.

A novidade ganhou a imprensa internacional ao longo do fim de semana. O Google revelou ao site americano The Verge que realizaria o experimento no país, informação que o TechTudo confirmou com a equipe do Google no Brasil.

Para que o recurso funcione, as empresas teriam que passar por um processo de aprovação do Google. As companhias teriam de fornecer dados credenciais que seriam enviados do servidor para o aplicativo Telefone do Android.

Importância da chamada

De acordo com o Google, quando a empresa realizar a ligação, a ferramenta irá comparar as credenciais informadas na chamada com as armazenadas no celular. No caso de serem iguais, o aplicativo exibe no smartphone o nome e logotipo da empresa, além do motivo da chamada. Minutos após o contato ser efetivado, os dados seriam apagados do servidor.

Além de evitar as chamadas indesejadas, a novidade promete informar ao usuário a importância da chamada. Como é possível exibir o motivo, a pessoa pode decidir atender a ligação quando perceber que o assunto é do seu interesse ou recusar caso não queira ser perturbada.

Apesar de confirmar o experimento, o Google faz segredo com relação a inúmeros detalhes. Não se sabe, por exemplo, o cronograma de testes e nem a quantidade de usuários envolvidos nas Chamadas Verificadas. Além disto, o gigante da tecnologia não revela se operadoras como Claro, Oi, TIM e  Vivo estão envolvidas no desenvolvimento do recurso.

Inicialmente, a função não será compatível com aplicativos Telefone produzidos pelas próprias empresas de celular, como é o caso das interfaces da Samsung e da Xiaomi. Para usar a ferramenta será necessário ter o aplicativo original do sistema, normalmente encontrado em celulares com Android puro. É o caso da Motorola.

Resposta do Google

O Google enviou o seguinte comunicado ao TechTudo nesta segunda-feira (29):

“No Brasil estamos testamos um recurso no aplicativo Telefone do Android que verifica chamadas de negócios. Este recurso, chamado de Chamadas Verificadas, ajuda as pessoas a entender a real identidade das empresas que as estão ligando. Quando uma chamada é verificada, você verá o nome e a marca da empresa, bem como um símbolo de verificação e a motivo da ligação como parte da identificação do chamador.”

Fonte: Tech Tudo

Comente com Facebook