Energia no Amapá voltará totalmente em até 10 dias, diz ministro

Incêndio atingindo subestação de energia durante chuva em Macapá
Incêndio atingiu subestação de energia durante chuva em Macapá (Foto: Reprodução/TV Globo)

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, se reuniram, nesta sexta-feira (6), para discutirem o prazo para que 100% da energia volte no estado do Amapá. De acordo com o chefe da pasta, em 10 dias, não haverá mais problemas por lá.

“Essa é uma fatalidade natural. Lógico que, em algum momento, as autoridades vão investigar os responsáveis. E, com certeza, eles serão punidos lá na frente. Mas foi uma fatalidade, que, agora, nós estamos buscando uma solução pro problema”, explicou Alcolumbre, que é do Amapá.

Ademais, o presidente do Senado também elogiou o governo federal que, na visão dele, agiu, “prontamente, criando o comitê de crise”. “Quero exaltar o papel do Ministério como solucionador do problema. (…) Não estão medindo esforços. Força Aérea envolvida. Ministério da Defesa. Todos. Dando condições junto aos técnicos do setor elétrico brasileiro que, hoje, estão trabalhando pro Amapá. Trabalhando pra essa calamidade”, comentou.

Conforme o ministro, o foco de trabalho agora é de transferir geradores para reforçar a estrutura que já está sendo consertado. “Não deu certo (o plano de voltar com 70% até ontem) porque é complexo. O equipamento já foi reparado, na sua parte física. E, agora, está havendo a filtragem do óleo do equipamento. Para se ter noção do volume, são 45 mil litros e é preciso se ter certeza de que ele está em condições de operação. Acreditamos que até o fim do dia de hoje, esse transformador volte a funcionar”, detalhou.

Ao todo, serão três transformadores ao todo, no fim dos trabalhos, com um apenas de reserva para caso haja um novo problema. Entretanto, o ministro não especificou quantos geradores termoelétricos também estão sendo levados para lá.

O estado está sofrendo um apagão de quase 90% desde a noite de terça-feira (3), quando uma subestação, na capital Macapá, pegou fogo. Assim, apenas 13, dos 16 municípios, estão com luz. Além disso, hospitais estão funcionando à base de gerador.

Eleições americanas

Questionado sobre as eleições dos EUA, o presidente Alcolumbre brincou que vai cuidar do Amapá primeiro. “Deixa eu cuidar do Amapá por enquanto. Só um minutinho?”, afirmou, aos risos, abraçando o ministro.

Fonte: Da Redação Namidia News com informações de CNN

Comente com Facebook