Brasil junta-se a outros países e publica portaria que proíbe a entrada de viajantes vindos da África do Sul e outros 5 países africanos

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou ao governo a proibição de viajantes vindos da África do Sul e outros 5 países do continente africano. Reforçou ser apenas uma medida temporária.

Aceitando a recomendação, o governo já pulicou a portaria no Diário Oficial da União que já está valendo desde o começo da semana. Os países com restrição além da África do Sul, são: Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbá.

Chamada de Omicron e classificada como B.1.1.529, segundo dados preliminares colhidos na África do Sul, a nova variante tem a transmissão 4 vezes mais rápida que a beta e a delta.

A nova variante já foi detectado em mais de 15 países, o Brasil sendo um deles. Um casal no aeroporto internacional de Guarulhos testaram positivo após chegarem de um voo da África, e diante dos resultados positivos, o laboratório Albert Einstein adotou a iniciativa de realizar o sequenciamento genético das amostras. No dia 30 saiu a confirmação da nova variante detectada no organismo do casal. Ambos estão com sintomas leves da doença até o momento.

Assim como o Brasil, vários países já fecharam as fronteiras para vários países do continente africano. O Reino Unido foi um dos primeiros a aderir a medida proibição de voos da África, o presidente da África do Sul achou uma medida precipitada e chegou a criticar a decisão, mas o número de proibições de outros países vem crescendo a cada dia.

Vocês podem ler na íntegra baixando o arquivo abaixo.

Fonte: Da Redação Namidia News com informações de g1 e poder360

Comente com Facebook