Na live semanal do presidente Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira (9), o chefe do Executivo atribuiu o aumento na inflação no país ao consumo de alimentos pelos brasileiros, que, de acordo com ele, cresceu. “Se você perguntar em casa, ou olhar para você e lembrar quanto você pesava no passado e pesa agora, na média, todo mundo engordou um pouco mais. É uma realidade.”, disse Bolsonaro.
“Não vou negar que aumentou a inflação no Brasil. Foi no mundo todo. O mundo cresceu em média mais 60 milhões de habitantes por ano, começou a consumir mais”, afirmou o presidente.
“Aí o povo fala: não, o pessoal passou fome. Olha, muitos brasileiros passam mal. Sei disso. Alguns passam fome? Sim, passam fome. Mas a média dos que passou (sic) a comer mais foi bem maior.”, disse o chefe do Executivo.
Ademais, na transmissão ao vivo, Jair Bolsonaro voltou a culpar os governadores e prefeitos pela crise na economia. “Vocês sofreram com a pandemia, além de morte, vocês viram prefeitos e governadores fechando tudo, prendendo mulheres, algemando banhistas, jogando no chão o trabalhador que estava vendendo água. Muitos informais, que trabalhavam de manhã para comer à noite, ameaçados a morrer de fome”.
Ele também argumentou a favor de sua decisão de manter a exportação do país, citando a Argentina como exemplo que não quer seguir. “O Brasil passou a exportar mais. Alguns querem “segure exportação’ para baixar o preço aqui”. Quer que faça igual a Argentina fez? Ficou 30 dias sem exportar, não baixou o preço e teve desabastecimento? É o livre mercado, pessoal”.
Por fim, na ocasião, o presidente também fez um apelo para que os brasileiros economizem energia. “Dá para você desligar uma luz em casa. Quando eu cheguei no Alvorada tinha uma piscina, eu gostava de tomar banho lá. Mas aí eu mandei: ‘Desliga’. Desde quando eu assumi não tem energia lá”, disse.
Fonte: Da Redação Namidia News com informações de Metrópoles
Comente com Facebook