VÍDEO: Confira como era o casarão que foi destruído no deslizamento em Ouro Preto

Segundo historiadores, o imóvel foi construído em 1890 pela família Beata Neves. Esse lugar precioso do século XIX, conhecido como Solar Baeta Neves, era a primeira construção de estilo neocolonial da cidade, segundo o prefeito Angelo Oswaldo.

O local era protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A casa tinha pisos em marchetaria e teto em madeira totalmente feito à mão.

De acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Margareth Monteiro: “(O imóvel) tinha um forro belíssimo, todo almofadado, com madeira de lei, e agora ruiu. É mais um pedaço da memória de Ouro Preto que se apaga em decorrência das chuvas”.

O deslizamento também afetou um outro imóvel, uma residência de propriedade particular que funcionava como um depósito. Segundo a Defesa Civil Municipal, ninguém se feriu. O local e suas imediações haviam sido vistoriados e evacuados cerca de 40 minutos antes que parte do morro se soltasse devido ao solo encharcado pelas fortes chuvas que assolam o estado.

Comente com Facebook