UFSB lança campanha solidária para apoiar setores vulneráveis da comunidade externa

A Universidade Federal do Sul da Bahia lança nesta segunda (29) a campanha UFSB Solidária: na luta contra o coronavírus. No entanto, o intuito é arrecadar doações em dinheiro para a compra de alimentos, materiais de higiene e proteção individual. Para entregar a grupos e comunidades vulneráveis nas cidades de abrangência da instituição no Sul e Extremo Sul do estado. A iniciativa vai durar enquanto persistir a situação de pandemia causada pela covid-19. Com isso, a campanha se somará aos diversos projetos de enfrentamento da pandemia desenvolvidos pela universidade. As doações vão ajudar comunidades indígenas, quilombolas, catadores/as de materiais recicláveis. Além disso, moradores/as das periferias, pescadores/as e marisqueiros/as, dentre outras, a suportar o período emergencial.

Para doar, pessoas físicas, jurídicas e entes públicos podem realizar transações financeiras para a conta bancária registrada pelo convênio da UFSB com a Fundação de Amparo à Pesquisa e à Extensão (FAPEX), que cumpre a função de fundação de apoio para a universidade. No entanto, a ideia é realizar entregas mensais, e a mesma periodicidade será usada para prestar contas à comunidade externa dos valores arrecadados e despendidos para os fins da campanha, com os dados disponíveis no website da iniciativa. A UFSB e outras institituições do poder público e da sociedade civil vão colaborar para comprar e levar os materiais às comunidades necessitadas. Empresas e outras entidades com CNPJ podem optar por comprar diretamente os suprimentos e firmar termos de doação para repassar os itens para distribuição pela UFSB.

UFSB Solidária

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura é o setor articulador da campanha. Conforme a pró-reitora, professora Lilian Reichert Coelho, “o momento delicado imposto pela pandemia requer o envolvimento de todas e todos nós na luta pela valorização da vida humana e sua preservação com dignidade.

A campanha UFSB Solidária é uma iniciativa que une uma proposta da Reitoria a demandas por doações encaminhadas à UFSB por representantes de grupos vulneráveis e entidades parceiras do poder público e da sociedade civil. Sabemos que o papel social da instituição universidade não substitui de modo algum o dever do Estado de garantir condições para vida digna às pessoas mais expostas no enfrentamento à insegurança alimentar, às condições precárias de higiene e a outras desproteções que violam os direitos humanos e reproduzem desigualdades. No entanto, entendemos que a universidade não pode estar alheia às necessidades mais básicas da população vulnerável dos territórios Sul e Extremo Sul da Bahia, sobretudo em um contexto tão incerto e ameaçador no que diz respeito ao acesso a direitos. É esse o espírito que anima a campanha, reforçando o compromisso social assumido pela UFSB.”

Como doar:

Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX)
Banco do Brasil
Agência 3832-6
Conta corrente 37.330-3

CNPJ da Fapex: 14.645.162/0001-91

Quem pode doar:

Qualquer pessoa física ou jurídica, entes públicos.

Contato:

O e-mail de contato com a coordenação da campanha é ufsb[email protected].

Fonte: Namidia News

Comente com Facebook