TRE-BA lança atendente virtual, ‘Clara’, pelo whatsapp para esclarecer dúvidas do eleitor


A Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lançou nesta quinta-feira (15), a atendente virtual “Clara” para esclarecer dúvidas do eleitor baiano.

Conforme o órgão, o serviço, que entrou em atividade na segunda (13), está funcionando 24 horas, todos os dias da semana. 

De acordo com o TRE-BA, por meio do WhatsApp (71) 99602-7777, a atendente virtual facilitará o grande fluxo de solicitações recebidas diariamente pela central de atendimento do órgão. 

Segundo o TRE, a ferramenta guiará o eleitor em dúvidas sobre emissão de documentos, esclarecimento de dúvidas, certidões, consulta de local de votação, links de acesso, seguidos do passo a passo e telefones de contato. 

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia informou que, quando chegar em determinado ponto em que “Clara” não consiga esclarecer as solicitações, o cidadão será direcionamento para atendimento humanizado, que acontece de segunda a sexta-feira das 7h às 18h.

Para fazer o contato com a atendente virtual, é necessário que o eleitor dê um “oi” e, em seguida, digite o número do assunto que deseja tratar para ser orientado. 

Por exemplo, se quiser obter informações sobre título, deverá clicar na opção um, em seguida, aparecerá outras alternativas: como tirar 1ª via do título; opção sete, situação eleitoral; oito, consultar local de votação; nove, multa eleitoral; dez, e assim por diante.

“Clara” foi lançada para auxiliar na realização das Eleições Municipais 2020, que acontecem no dia 15 de novembro. No entanto, ainda segundo o TRE, a intenção é que sua funcionalidade permaneça na Ouvidoria como mais um meio de comunicação permanente. 

QR Code

Outra novidade é o leitor de código de barras, que após ser escaneado direcionará automaticamente o eleitor para o atendimento virtual. O QR Code está disponibilizado no site do TRE-BA e nas redes sociais oficiais do Regional. Esta funcionalidade direcionará o eleitor automaticamente para assistente virtual, “Clara”.

Comente com Facebook